19 de julho de 2013

Maçãs Envenenadas - Resenha Crítica

Bom dia leitores, como estão?

Há dois dias postei aqui no blog que estava lendo esse livro e que voltaria aqui com a resenha quando acabasse ele. Acabei no dia seguinte, mas deixei para postar ela hoje. Estou super ansiosa para falar de Maçãs Envenenadas com vocês!





Título: Maçãs Envenenadas

Autor: Lily Archer

Editora: Galera Record

Número de Páginas: 319

Avaliação do Conteúdo: 5/5
                       Capa: 5/5
                       Diagramação: 5/5

Onde encontro? aqui, por R$29,90







Ganhei esse livro no amigo secreto do local onde eu trabalho no ano passado e acabei deixando ele na minha "estante" até mais ou menos uma semana atrás, quando acabei de ler Will & Will e nenhum dos livros novos que eu havia comprado parecia me agradar. Eu não estava afim de ler ficção, policial, romances melosos e nem nada do tipo, então, decidi arriscar com Maçãs Envenenadas e, graças a Deus, foi um tiro bem certeiro!

Somos apresentados a três jovens totalmente diferentes e que, se não fosse por um ponto em comum, a probabilidade de serem amigas seria tipo zero. Vejam só: Alice Bingley-Beckerman é filha de um escritor famoso viúvo e podre de rico. Sua mãe morrera de câncer há alguns anos e agora é apenas ela e seu pai, certo? Errado. Nelson se apaixona por uma atriz que interpreta uma de suas personagens e decidem então se casar com mais ou menos 3 meses de relacionamento. R. - a madrasta -, quer se mudar para um apartamento perto de seu trabalho e decidem então mandar Alice para um colégio interno, o Putnam Mount McKinsey, em Massachusetts. O pai, todo cego e apaixonado pela mulher, não faz nada para mudar o destino da filha, apenas deixando-a ir. 

"Você já teve alguma vez o pesadelo de que alguém próximo se vira contra você?"

Reena Paruchuri é tipo uma socialite de sangue indiano. Linda e toda popular, ela e seu irmão mais velho Pradeep vêem seu pai acabando com um casamento de décadas com sua esposa para ficar com uma mulher 28 anos mais nova que ele, loira, esbelta e professora de Ioga, Shanti Shruti. A mãe de Reena fica desolada com toda a situação e acaba indo morar junto com a irmã, deixando os filhos com a madrasta e com o pai. Porém, o pai novamente cego e apaixonado pela nova mulher, acaba mandando os dois para o Putnam Mount McKinsey com a desculpa de que "seria melhor, pois assim se veriam longe da bagunça do divórcio."

E, a última das três meninas, Molly Miller, uma nerd louca por seus livros e que devorara o Dicionário Oxford de Inglês, vê o seu pai largando sua mãe, ela e sua irmã mais nova, Spencer, para ficar com uma garçonete mãe-solteira de duas gêmeas de sete anos. A mãe de Molly começa então a enlouquecer e acaba sendo internada em um hospício e, a única coisa que resta para a garota e a irmã é ir morar com a nova família do pai. O desejo de Molly sempre foi estudar na Putnam Mount McKinsey mas, como é de uma família pobre, infelizmente isso é algo um tanto quanto inalcançável até que ela decide mexer seus pauzinhos e consegue uma bolsa no colégio interno, deixando a sua família louca para trás. 

Lá em Putnam Moutn McKinsey, no começo, as três mal se olhavam, não se davam nada bem. Porém, depois de uma descobrir sobre a vida desafortunada da outra, começam a ter uma amizade verdadeira na qual elas podem ser elas mesmas, dividindo segredos, e tudo o mais. Além disso, passam a se ajudar e a tentar deixar a vida um pouco melhor, embora uma bagunça enorme esteja acontecendo em seus lares. 

"Sinceramente, não temos a menor ideia de por que fomos acabar com madrastas tão horríveis assim. Destino? Carma? Azar? De qualquer forma, tivemos destino/carma/sorte suficiente para nos conhecermos no colégio interno e formarmos uma família."

Para tentar acabar com toda essa onda de azar que as esteve perseguindo até agora, criam a Maçãs Envenenadas, que é um grupo delas onde tentariam arranjar um jeito de reverter toda a situação e terem suas vidas de volta, mas, o destino brinca com as pessoas e as coisas acabam não saindo bem do jeito que elas queriam e são surpreendidas com o que ele pode fazer.

"Porque a existência das Maçãs Envenenadas nos ajudou a perceber uma coisa: você tem que ter o destino/carma/sorte em suas mãos. Não pode deixar a madrasta má ganhar."

O que mais gostei neste livro foi definitivamente da construção dos personagens. Cada capítulo é narrado por uma das meninas e, mesmo que não tivesse escrito no início dele de quem é a vez de contar a história, daria para perceber claramente quem é que está dizendo o que. A autora conseguiu criar três personalidades diferentes, tipo, completamente diferentes, para fazer a narração e isso é incrível! Cada uma possui uma vida diferente e também os seus dilemas, então ficamos presos na história delas e nos pegamos cruzando os dedos para as coisas darem certo. Vamos convir, ter a sua vida mudada por causa de uma madrasta deve ser terrível!

As histórias não são simplesmente jogadas. Elas possuem uma conexão, que seria uma pessoa ligando uma com a outra ou algo do gênero, o que também é muito mágico. Apesar da autora já ser uma adulta, me senti lendo algo que parecia ter sido escrito por uma adolescente, o que faz a leitura ser super fluída e deliciosa de ler. 

Além de ser um livro muito divertido e ótimo para te entreter em uma semana tediosa das férias, ele também traz uma lição para todas as meninas/meninos que já tiveram momentos difíceis assim como Alice, Reena e Molly. A vida continua e não é por causa de alguém que entrou nela sem mais nem menos que vai ser um terror total pra sempre. Como é mesmo? Temos que ter o destino/carma/sorte em nossas mãos!

Este livro se tornou um de meus favoritos simplesmente porque cumpriu muito bem o papel que eu esperava, que era me entreter. E, meu Deus, estou sentindo falta dos personagens! rs

Espero que vocês tenham gostado e que tenha valido a indicação!

Beijos,
Caroline. 

25 comentários :

  1. Nossa a sua resenha me deixou totalmente interessala em ler esse livro vou procurar aqui na minha cidade! beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Ei Carol

    Como eu disse aquele dia no post que vc fez comentando da leitura, eu não dava muito por este livro. Vi o lançamento e nem prestei muita atenção, mas agora fiquei tão curiosa e quero muito ler. Foi para a lista. :)
    bjs

    ResponderExcluir
  3. A premissa do livro é bastante interessante. E realmente a chance dessas três garotas serem amigas na vida real, seria zero mesmo!
    Adoro livros que os capítulos sejam assim, vamos dizer mesclados rsrs, um é dessa personagem, outro é dessas e assim por diante.
    É um livro que estou bastante interessado, vou esperar alguma promo boa do sub, porque não to querendo pagar 29,90 no livro rsrs

    David - Leitor COmpulsivo

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, e já estou doida para ler! Amei a capa e o título. Parece ser bem legal mesmo. (:

    http://smoothiedebanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. nossa parece ser muito interessante, adorei. http://anavidadeestilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol, tudo bem? Quanto tempo não dou um pulinho por aqui, e que novidade maravilhosa. Alguém havia me indicado esse livro há algum tempo, porém nunca o encontrei por aqui, na minha cidade, para comprá-lo. Sua resenha me deixou bastante curiosa, e nem preciso diz que simpatizei ao máximo com o título né? haha

    Tem texto novo lá no blog, quando puder me visite, a casa é sua!

    Um super beijo

    http://venenosemacas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei da ideia do livro

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Já tinha lido algumas resenhas desse livro por aí. E todo mundo comenta de ele ser assim fofinho, como você disse para adolescentes. Acho que é uma leitura deliciosa, para ser feita depois de uma leitura densa.

    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser bem interessante! Só não vou comprar porque eu tenho vários livros na minha estante que ainda não li sabe poakpaospa
    Beijinhúhs
    PAA - visite pelo perfil

    ResponderExcluir
  10. Pela capa eu não daria nada do que você falou, eu pensava que o livro
    era super diferente sabe? adorei saber mais sobre ele, parece ser super legal.
    Quem sabe ele não entre na minha lista de compras kk.

    Abs,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. oii adorei demais seu cantinho muito lindo parabéns agora sou seguidora, depois da uma visitadinha no meu novo blog eu vou ficar muito grata, um grande beijo e tenham um ótimo dia!!
    http://diariodecoralinejones.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esse livro, mas pela sua resenha ja fiquei muito curiosa pra ler
    estou te seguindo

    http://www.noembalodaredee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse livro, mas pela sua resenha ja fiquei muito curiosa pra ler
    estou te seguindo

    http://www.noembalodaredee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Achei o livro super interessante! Quando você falou sobre ele anteriormente, pensei que seria uma versão moderna de Branca de Neve, agora percebi que ele brinca com isso só na ideia original - madrastas más. Agora fiquei louco para saber se as três garotas conseguiram arrumar suas vidas, rsrsrs. Tá na minha lista, com certeza!

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha! Eu já imaginei o que aconteceria se um membro da minha família se virasse contra mim, e nossa, me pareceu horrível! Tenho pena dessas meninas, mas pelo que você disse da história, ela me pareceu ótima! Vou tentar comprar esse livro.
    Ah, e quanto ao seu comentário: obrigada! Pode usar as ilustrações sim, viu? :D
    Beijos!

    PiinkCookie.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  16. Olá, Carol. Sua resenha ficou muito completa, esses detalhes do livro são muito importantes para quem está pensando em ler. Gostei do fato de serem 3 meninas com uma "madrasta má", o que também deixou bem claro o título do livro. Não me identifiquei com nenhuma, mas achei uma história interessante e acho que seria um livro muito gostoso de ler (e está super em conta!).

    Beijos, Fernanda.
    www.meianoiteequinze.com

    ResponderExcluir
  17. Eu também tenho um Blog com esse assunto, e comecei com ele a pouco tempo, se importaria de passar lá?

    Beijos,
    Ágatha Gaspar.

    biscoitocomchá.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. muito legal e interessante!! Me pareceu ser aquelas histórias em que o livro te prende!!! E amei o valor do livro, deve ser facil encontra-lo neh? heheh #adorei

    beijoooes linda

    ResponderExcluir
  19. Adorei! Fiquei com vontade de ler esse livro, nunca tinha ouvido falar por aqui.

    Beijos.
    http://www.quaseatoa.com/

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da sua resenha.
    O livro me interessou bastante.
    O design da capa tá nota 10 tbm.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  21. Eu não gosto de livros que eu fico com raiva de algum personagem, kkk. E essa madrasta ai hem? merece uns tapas na cara, rs.
    Eu gosto muito dos livros da Agatha Christie, você já leu?

    http://ontendency.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Já havia dito que adorei a capa, e agora me interessei pela história também!
    A melhor parte disso é que tenho uma amiga que trabalha na única livraria da cidade \o/ eheheh, vou ver com ela!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  23. Gostei da dica!!!!
    e do blog....embora não gosto de livros =/
    rs

    Beijosss!!!

    ==> Blog Mundinho da Pâm

    ResponderExcluir
  24. Lendo a resenha me deixou super curiosa para ler esse livro!!
    Adoro esse tipo de leitura, é tudo de bom quando ela flui!! Nada como devorar livros deliciosos :D

    Beijos,
    Marcella
    Diário de Marcella

    - Facebook
    - Twitter

    ResponderExcluir
  25. Bom, já faz um tempinho desde que essa resenha foi feita, porém preciso escrever minha opinião!
    Sua resenha ficou ótima, desde já parabéns!
    Conheci o livro nas Lojas Americanas, estava por 10,00. O preço, a capa e a opinião de Paula Pimenta (quem eu acho extraordinária) me fizeram levá-lo para casa. Demorei algum tempo para começar a ler, pois estou na fase Wattpad.
    Bom, quando comecei não quis mais parar. É uma leitura fascinante que vamos fazendo. Maçãs Envenenadas é um livro que nos faz perceber o que é fazer uma leitura compulsiva.
    Porém, tenho que dar meu pesar. O fim deixa muito a desejar! Vim pesquisar por continuação, mas infelizmente não temos. Acho que a autora optou para um fim mais "filosófico" (não tenho outra palavra para descrever) e esqueceu de deixar um pouco do clichê de fazer um final feliz. Na minha concepção, o fim do livro foi vago e até ouso dizer que sem sentimento.

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!