4 de junho de 2013

Extraordinário - Resenha

Olá pessoas, como estão?

Hoje vim aqui fazer a resenha de um livro que li no mês passado e que só agora estou conseguindo escrevê-la. Aconteceu a mesma coisa quando acabei de ler A Culpa é das Estrelas, do John Green: eu fiquei perdida, sem saber o que falar da história para vocês, pois me tocou demais! Vale dizer que esta era para ser uma vídeo-resenha e, só de dizer isso, vocês já devem ter captado o meu recado rs


Autor: R. J. Palacio   Páginas: 320   Editora: Intrínseca 


Desde o momento que o livro fora divulgado pela editora, já bateu aquele lance de paixão á primeira sinopse, capa ou o que for. Vale esclarecer que o blog não tem nenhuma parceria com a Intrínseca e que todos os meus elogios não são puxa-saquismo. Mas a questão é que, de uns tempos pra cá, eu passei a escolher os livros pela editora. Coloco muita fé nos lançamentos da Intrínseca, pois todos os livros que eu li dela nunca me desapontaram e sempre me surpreenderam. Então, acho que isso também acabou me influenciando na hora da compra deste. 

Pode parecer loucura, mas sou fissurada por histórias que relatam alguma doença ou algo do gênero, pois esse é um mundo que somente com a literatura eu consegui explorar, uma vez que acabei desistindo da ideia de fazer medicina. O que mais me chama atenção nesses livros é que, por mais que o personagem tenha alguma doença ou, no caso de Auggie, uma anomalia, isso não faz com que o tema central seja este e sim como é a vida do personagem tentando excluir estes pequenos problemas dela.


 "Sei que não sou um garoto de dez anos comum. Quer dizer, é claro que faço coisas comuns. Tomo sorvete. Ando de bicicleta. Jogo Bolo. Tenho um Xbox."

August tem 10 anos e já está acostumado com a sua anomalia facial e com tudo o que acontece proveniente dela. Tenta ser um garoto normal, fanático por Star Wars e videogames, mas o problema é que a sociedade não o enxerga dessa maneira, principalmente quando falamos sobre pessoas que julgam primeiramente a cara e só depois o coração. Passam-se dez anos de sua vida onde todos da sua família o protegem do julgamento da sociedade até que sua mãe decide que está mais do que na hora de Auggie frequentar a escola, decisão que, de início, não agrada nem um pouco o protagonista. 


"Se eu encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse fazer um desejo, pediria para ter um rosto comum, em que ninguém prestasse atenção. Pediria para poder andar na rua sem que as pessoas vissem e depois fingissem olhar para o outro lado."

Na escola, Auggie está na mira do olhar da maioria dos alunos, que sempre o encaram de uma maneira constrangedora. Lidar com um ambiente assim seria o pior desafio da vida dele e a sua tarefa agora será convencer as pessoas de que a sua aparência nunca foi e nunca será tão valiosa quanto o que ele tem por dentro.

O livro é narrado, na maior parte dos capítulos, pelo próprio August. Porém, há capítulos em que o narrador é um amigo dele ou alguém de sua família. Gostei bastante dessa esquematização, pois dá pra saber o ponto de vista de várias pessoas em relação ao que Auggie está enfrentando. Ainda falando sobre os capítulos, eles são curtinhos e sempre que um acaba, dá aquela vontade de ler sem parar! A narrativa é super fluída e a história, por mais que dê a impressão de ser triste, é bem humorada e linda! Confesso que dá vontade de chorar em várias partes, mas isso é só um detalhe rs

"Toda pessoa deveria ser aplaudida em pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."

É incrível ver a evolução de August e também das pessoas que o cercam no decorrer do livro. Uma história que além de entreter o leitor, é  com certeza uma lição de vida para a sociedade. Extraordinário faz jus ao próprio título: é incrivelmente extraordinário! 


Está aí mais uma leitura obrigatória para vocês leitores! 




18 comentários :

  1. Confesso que já estava interessada neste livro, a história realmente parece muito boa. Meu aniversário ta ai, quem sabe não ganho rsrs
    Beijos Kelly
    http://meuorgulhopessoal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esta resenha só me deixou com mais vontade de ler o livro Caroline! Todas as críticas que pude ler deste livro foram de incentivo e estou ansiosa para desfrutar desta leitura "extraordinária".

    Xoxo, Thaia ^^
    livroserascunhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Caroline,
    Sinceramente posso dizer o mesmo que você com relação aos livros da Intrínseca. Até agora gostei de todos os que eu li.

    Eu vi este livro na livraria outro dia e me interessei bastante, não comprei por falta de grana mesmo.
    Acho que o melhor destes livros, é o fato de que, ao ler livros como eles, a gente acaba percebendo que muitas vezes não damos valor à pequenas coisas que deveriam ser valorizadas...

    Com certeza é um livro que vou comprar e ler loguinho ^^

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha me deixou com vontade de sair correndo para uma livraria e comprar logo este livro (só falta o R$) rs. Desde que começou a divulgação eu também me interessei primeiramente pela capa, depois pela estória que ele conta. Acho que depois que eu comecei a estudar psicologia e ver a matéria de genética comecei a me interessar por assuntos que tratam (poeticamente) de pessoas que são especiais porque eles são realmente especiais e não por conta da síndrome ou anomalia, mas pela forma que lutam por seu espaço e para ter uma qualidade de vida como todos. Quero muito ler-lo. <3

    Beijos, lindo blog!
    http://comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O livro possui um enredo cativante, mas infelizmente não me senti atraída por ele. Gostei de conhecer seu ponto de vista e vi na resenha ótimos pontos que desperta a leitura, mas não sei, ainda não me senti envolvida pelo livro, acho que não exatamente meu estilo.

    Beijos

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  6. Parece ser muito bom, gostei!

    beijos,
    ps: tá rolando sorteio no meu blog e te convido a participar!
    http://misssainha.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Caroline, Extraordinário é um dos livros que pretendo comprar esse mês!
    Também fiquei atônita quando terminei ACEDE pois me tocou demais, e gosto de livros assim.
    Nossa resenha, por melhor que seja, nunca chega aos pés do que achamos da obra né?
    Adorei!

    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  8. Extraordinário está na minha lista de desejados nos primeiros lugares. Necessito ler este livro!
    Estou com A culpa é das estrelas aqui, quero ler ele logo ^^

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  9. oi Carol
    você curte livros tocantes,né
    eu sonhava em fazer medicina também, mas desisti com 12/13 anos
    bjs
    Estilo Rosa

    ResponderExcluir
  10. Nossa, parece ser muito bom. Infelizmente a maioria das pessoas julgam as outras pela aparência. =(
    Adorei o blog, já estou seguindo.
    Beeijos! *-*

    http://menina-consumista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Antes da aparência temos que ver a essÊncia da pessoa, mas infelizmente nem sempre é assim!

    1beijo:*

    euamolilas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Parece ser arrebatador, pena que a nossa sociedade é super preconceituosa com tudo que são do padrão de pseudo normalidade estabelecido por ela. Então uma situação assim não atinge, ou pior rola aquela hipocrisia. Mas fica a dica, agora estou com dois livros parados, e lendo outro, eu não tomo jeito, mas pelo menos continuo cultivando o hábito.

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes

    ResponderExcluir
  13. Ah!!!! eu tenho esse livro...mas ainda não li. Ganhei do meu noivo, também acho a capa linda!!! Estou doida pra ler. Carol eu gosto muito das suas resenhas pois consigo ver muita sinceridade quando vc escreve. E quando vc gosta do livro vc gosta de verdade!!
    Bjokass

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oieee

    Nossa eu também amei esse livro é muito bom mesmo !!

    Beijos

    Andressa
    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Está na minha lista. Tem um amigo que fala tão bem que fiquei com vontade. E depois da Turnê Intrínseca fiquei com mais vontade ainda de ler.
    Sua resenha só aumentou o desejo.

    Beijos,

    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  16. Oi flor, tudo bem ?
    Hmm mareçe otimo o livro, legal a historia; adoro ler !
    Adorei seu blog, tá lindo, já estou seguindo!
    Passa lá no meu se gostar segue também :)
    Otima quinta!
    Beijinhos
    faaniilairy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li esse livro, mas adorei a indicação.
    Me pareceu uma história tocante e cheia de aprendizado.


    Tecido Doce

    ResponderExcluir
  18. Nossa quero muito ler esse livro, principalmente depois que tive
    uma ideia melhor sobre a história.
    Mas vou esperar o momento certo, agora quero ler algo mais leve.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!