Olá leitores, como estão?
Quem de vocês já estão de férias?! Não é ótimo poder ter um tempinho de sobra para se dedicar a leitura? Estou amando poder fazer isso e, consequentemente, vou poder me dedicar também ao blog ♥
Enfim, o livro que será resenhado hoje (já era pra ter sido, mas... semana de provas, oi?!) foi, na verdade, uma indicação de vários blogs literários que o leram e amaram. Aí é claro que eu queria tirar as minhas próprias conclusões sobre ele. Viram como também sou influenciada? rs
Título: Como eu era antes de você
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 320
Avaliação do Conteúdo: 5/5
Capa: 5/5
Diagramação: 5/5
Onde encontro? aqui, por R$23,0
Como eu era antes de você parece, de longe, um livro de romance, daqueles bem água com açúcar e que com certeza fará o leitor chorar no final. A única parte verdadeira de todo esse "achismo" é a que com certeza você vai chorar no final. De resto, o cenário é completamente diferente.
O livro conta a história de Louisa Clark, uma jovem de 26 anos, sem muitas ambições na vida, que mora em uma cidadezinha de Londres junto com seus pais, avô - que há pouco sofrera um derrame -, sua irmã - mãe solteira - e seu sobrinho pequeno. É ela quem contribui com as despesas da família trabalhando, até então, como garçonete em um café. Ou seja, a responsabilidade que ela carrega é gigante, não dando espaço para pensar no seu futuro e o que fazer dele. Pra piorar, ela namora há anos com Patrick, um triatleta, e, pra falar a verdade, este namoro não tem nem um pouco a cara de que vai longe...
“Exceto pelo gosto por roupas exóticas e pelo fato de ser um pouco baixa, não sou muito diferente de qualquer pessoa com que se possa cruzar na rua. Provavelmente, ninguém olharia para mim duas vezes. Uma garota comum, levando uma vida comum. Para mim, estava ótimo desse jeito.”
Certo dia, o café em que Lou trabalha decide fechar as portas e, depois da luta de conseguir um bom emprego sem qualificações, decide aceitar uma proposta de trabalhar como cuidadora de um tetraplégico. O salário é bom e, por que não tentar algo novo? Afinal, a sua família precisa muito desse dinheiro para manter a casa.
Em seu novo emprego, Louise se depara com Will Traynor, um homem de 35 anos, suuuper rico e que, com certeza, sabia aproveitar a vida mas que agora, depois de um acidente, está parado em uma cadeira de rodas. Lidar com ele não é uma tarefa fácil, uma vez que Will parece não colaborar sendo gentil com as pessoas, tratando-as de um jeito bem amargo e com um mal humor de sobra! É difícil condenar uma pessoa quando ela está num estado como o dele. Só pode falar quem já viveu/vive de perto a situação...
"Ninguém quer ouvir sobre como é saber que você nunca mais fará sexo, nunca mais comerá algo que você mesmo preparou, nunca vai segurar seu próprio filho nos braços. Ninguém quer saber que às vezes me sinto tão claustrofóbico estando nesta cadeira que tenho vontade de gritar feito louco só de pensar em passar mais um dia assim."
Com o tempo, Louisa consegue se aproximar mais de Will e descobre nele um grande homem, que, mesmo tenho seus milhares de defeitos, também possui ótimas qualidades. Os dois acabam se tornando grandes amigos e ela, com muita paciência, persistência e amor, tenta fazer com que os dias dele sejam melhores.
Porém, para Will, a luta pela sua vida já acabara desde o momento em que sofrera o acidente e ele decide que não quer mais viver, o que é um choque para a sua cuidadora. Por sua vez, Louisa não pensa nem em aceitar a decisão de seu patrão e correrá contra o tempo para tentar conseguir fazer com que ele tenha paixão por sua vida, que a aceite bem do jeitinho que ela é.
"Eu dispunha de cento e dezessete dias para convencer Will Traynor de que ele tinha motivos para viver"
Vou parar por aqui senão vou começar a dar grandes spoilers para vocês!
Enfim, agora vamos às partes técnicas dos livros. Quanto à narrativa, ela é super fluída, ainda mais porque os capítulos são curtos e, na maioria das vezes - se não em todas -, eles possuem ganchos para o seguinte que fazem você não conseguir parar de ler. Ah, é raro, mas em alguns capítulos, quem narra não é a Louisa e sim a sua irmã, o que é bem legal, pois conhecemos um outro ponto de vista sobre determinados fatos.
O que é impressionante neste livro é a evolução da protagonista. Lou começa sendo uma pessoa que aceita e se condiciona com tudo o que a vida lhe proporciona, sem possuir quase nenhuma ambição, como disse anteriormente. Mas, depois que ela começa a trabalhar com Will, ela praticamente se torna outra pessoa! Me poupei o máximo possível de contar essa evolução para vocês, mas é que é realmente incrível e eu não poderia deixar de falar sobre isso!
O desfecho da história, por mais que alguns blogueiros tenham dito que é previsível, não terminou do jeito que eu imaginava. É uma obra que além de entreter, nos dá mil lições de vida e de evolução pessoal. Mais uma do tipo que diz, acima de tudo, para darmos valor na vida que temos. E esse recado nunca é demais, certo? Uma hora cai a nossa ficha! rs
Amei mil vezes! Se tornou um dos meus favoritos e é também uma leitura obrigatória para os leitores assíduos!
Eu ganhei esse livro! *O*
ResponderExcluirAinda não li, mas fiquei com muita vontade agora!
É que tem mais livros na fila. ):
Mas com certeza me deu mais vontade de ler.
Beijo :*
http://meualecrimdourado.blogspot.com.br/
adorei a resenha, nunca ouvi falar desse livro =D
ResponderExcluirboa tarde!!
bjim
http://esmaltechic.blogspot.com
Ah!!! Eu tenho esse livro, mas ainda não li. E todo mundo que postou resenha dele, vejo falar super bem. To mega curiosa pra ler.
ResponderExcluirAmei sua resenha Carol.
Bjokas
http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/
aaah eu vim hoj aqui na verdade para pedir uma opinião,
ResponderExcluirsobre qual livro escolher e tal... pq eu confesso q não sou mto fã de livros ;(
e li titulo deste livro e ..... me interessei, vc falou super bem , como disse outras pessoas tbm... me "apaixonei" ja pelo titulo, sou do tipo mais romantica , #admito hahaha
vou procurar sem duvidas !
Obg Caroline, pelas visitas em meu blog sua linda *-*
um beijaooooo , fica com Deus
Lay,
www.layanasouza.com
Tenho esse livro em ebook e ainda não tive chance de começar a ler rs.
ResponderExcluirAdorei a resenha, vi muitos blogs com resenhas positivas e eu gostei muito da sinopse.
Essa estória me lembra um filme com a Julia Roberts que ela cuida de um homem doente, super interessante.
Resenha #93 - Inferno De Gabriel - Gabriel's Inferno - Livro 1 - Sylvain Reynard.
Confere lá!
Manuscrito de Cabeceira
Bjs.
juro que fiquei curiosa e morrendo de vontade de ler! vou a caça desse livro! http://anavidadeestilista.blogspot.com.br/
ResponderExcluirOooooi Carol!
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler "Como Eu Era Antes de Você", até o tenho em ebook, mas necessito adquiri-lo no físico (HGAUSHAUSHA - irresistível!!), parece ser uma história belíssima, estou precisando de livros no gênero!
Beijos
Carol,
ResponderExcluirEu tinha certa curiosidade com esse livro!
Mas por não ter lido muito sobre ele, eu acabei adiando a compra...
Agora depois desta resenha menina, na próxima vez que for à livraria, vou comprar \õ
Adorei e fiquei super curiosa!
Um beijo!
Jhosy
Amiga, você é ótima escrevendo! Muito boa a resenha! Como você disse e reforço, ler é muito bom! ;)
ResponderExcluirEu acabo de ler este livro, é realmente tudo isso que você disse, confesso que ainda estou super brava com um dos pernsonagens(o achei muito egoísta) apesar de no fundo saber que faria o mesmo....enfim é um livro lindo e que super indico....
ResponderExcluirAmei mil vezes também!
ResponderExcluirFiquei completamente apaixonada pelo livro e não queria que ele acabasse mais...
Vale muito a pena
Olha esse livro ta por aqui em casa minha irmã esta lendo, após essa resenha vou ter que pegar pra ler também,essa é minha primeira visita no seu blog gostei muito e vou ficar seguindo mesmo
ResponderExcluirQuando der da uma olhadinha no meu ficaria muito feliz (to começando agora)
http://sentimentosmaisqueocultos.blogspot.com.br/
ResponderExcluirEu terminei ontem o livro. Para mim o final não foi nada previsível, talvez pq eu seja adepta de finais felizes. Esse livro causou um impacto muito grande sobre mim, sei lá, era como se eu tivesse vivendo aquela história. Pode parecer exagero, mas tou com um aperto no peito até agora. E quando me vem a lembrança, choro que nem criança. Acho que vou demorar mto a me recuperar. Apesar de tudo, com certeza entrou para a lista dos meus favoritos. =)
ResponderExcluirE pra quem não sabe e virar um(a) admirador(a) dele, ele vai virar filme. Espero que façam jus à história.
Tambem terminei ontem e estou me sentindo exatamente assim, é como se estivesse acontecendo comigo, fico feliz por não ser a única.
ExcluirEssa é uma história maravilhosa e muito envolvente realmente eu nao esperava por aquele final e chorei horrores, eu prefiro os finais felizes mas e bom desse livro é que ele nos mostra que nem tudo aconteçe como planejamos e que as vezes a vida da uma reviravolta e vira nosso mundo de cabeça pra baixo. O livro é otimo recomendo bjos
ResponderExcluirResumirei em uma palavra: Inacreditável
ResponderExcluirTerminei o livro ontem à noite e não paro de pensar nele! O livro é lindo. História linda. Só de lembrar me da vontade de chorar. Super recomendo!
ResponderExcluirLivro lindoooo, não tem como não se apaixonar!
ResponderExcluirAcabei de ler ele agora. . Comecei ontem de madrugada em uma crise se insônia .. e sério, não consegui fazer mais nada até terminar .
ResponderExcluirComo alguém falou aí em cima .. o tipo de história que te envolve de uma forma que você fica sempre pensando, como se fosse com você .
Mas ficarei um tempo sem ler jojo , perigo entrar em depressão se todos os livros forem assim .
Tbm achei deprimente
Excluirmuitas lições de vida em um livro só. ainda estou de luto e deprimida, mas mesmo assim já estou começando a ler Depois de você. Acho que gosto de sofrer um pouquinho.
ExcluirTerminei ele hj e fiquei triste com o final 😥
ResponderExcluirComo faz sucesso livros e filmes que apresentam personagens milionários tipo Cinquenta tons de cinza e agora Como eu era antes de você.
ResponderExcluirTerminei o livro neste exato momento, e nunca chorei tanto em um livro como esse. Me fez pensar sobre muitas coisas, sobre minha vida. Mas uma coisa eu digo, livros com finais felizes me deixam bem mais alegre rsrs. Amei sua resenha!
ResponderExcluirBom realmente o livro tem um impacto li em um dia pq queria saber o que ia acontecer. Mas sinceramente achei deprimente. Começei a ler pq achei q ia ser um romance de superações e tal. No meu entender o livro não passou esperança ou algo motivador e quem tem essa tendência de suicídio converteza vai ver mais um motivo. Nao sei. Sou a favor da vida. Da esperança que poderia ter sido melhor mesmo q as circunstâncias digam não. Mas eh minha critica. Gostei de como a escritora fala parece que estamos na cena. Qro ler o outro livro a continuação e sinceramente espero q ninguém morra. Credo! Rsra
ResponderExcluirConcordo com sua postagem tbm sou a favor da vida, a autora poderia mostrar que existe sim a possibilidade de um tetra ser feliz sem querer morrer, acredito que todos que se encontram nessa situação tem esse desejo, mas pode sim ser ao contrario, ele poderia ate morrer no segundo livro mas poderia ter tido a oportunidade de ser feliz com as limitações dele.
ExcluirBom nao sei. O livro eh no q tange como a escritora passa a situação, mas fiquei pensando existem tantos motivos pra viver! E a nossa liberdade nao se limita no corpo mas na nossa mente uma mente liberta eh mais importante, e Wil nao teve nenhuma esperança e não confio q Deus podia ajuda lo. Nao sei mas os depressivos nao devem ler so acho
ResponderExcluirAcabei de ler o livro. Chorei bastante. Mais acho que o final não deveria ter cido daquele jeito. Esperei uma superação e n foi isso q aconteceu. Ao meu entender parece q foi um incentivo a morte q a vida de um Tetra não tem motivos p viver. E acho errado esse tipo de colocação, pois sou a favor da vida. Sei q viver e uma coisa e sobreviver e outra. Mais podia ter dado uma chance d felicidade e superacao nesse livro.
ResponderExcluirTerminei o livro hj e amei. Nao é o final feliz que estou acostumada, mas é uma história mto bonita. Chorei de soluçar no final rsrsrs. Com ctz um dos meus favoritos.
ResponderExcluirAcabei de ler esse livro agora, e eu AMEI ele demais. Desde quando peguei o livro não consegui parar de ler um minuto se quer, qualquer pausa que era obrigada a fazer sentia que perdia um tempo imenso de leitura. Um dos motivos para eu ter amado esse livro é que apesar de ser um livro que fala sobre um assunto tão pesado como a eutanásia é também um livro que consegue te arrancar muitas risadas. A muito tempo que não pegava um livro e me empolgava tanto com a leitura a ponto de só conseguir fazer qualquer coisa após ler o livro todo. Acho que esse livro apesar de falar de morta, fala muito mais sobre a vida e como devemos aproveita-la. Estou encantada com esse livro AMEI MUITO!!
ResponderExcluirConcordo com tudo que você disse, principalmente em relação ao final, não foi nada clichê, esperava algo surpreendente no final e acabou que eu chorei tanto, alem de ter ficado super chateada, pois não aconteceu o que eu queria. O livro é ótimo pra quem se entrega inteiramente a um bom livro, esse eu indico mil vezes. (Mas eu ainda estou tentado superar a dor que Will me fez passar kkk)
ResponderExcluirConcordo com tudo que você disse, principalmente em relação ao final, não foi nada clichê, esperava algo surpreendente no final e acabou que eu chorei tanto, alem de ter ficado super chateada, pois não aconteceu o que eu queria. O livro é ótimo pra quem se entrega inteiramente a um bom livro, esse eu indico mil vezes. (Mas eu ainda estou tentado superar a dor que Will me fez passar kkk)
ResponderExcluirConcordo com tudo que disse, principalmente em relação ao final, não tem nada de clichê, Esperava um final surpreendente, mas sinceramente chorei tanto e fiquei super chateada. E falo mais, ele me deixou com uma bela depressão pós livro. Outra coisa se forem uma leitora que se entregam muito para um livro, com certeza não vão querer parar de ler. #chateadacomWill
ResponderExcluir