14 de maio de 2013

Sonhe Mais - Resenha Crítica

Bom dia, leitores! Como estão?

Dessa vez, o livro que escolhi falar sobre merece uma resenha um pouco diferente das que eu costumo fazer. Ganhei-o de cortesia da Editora Novo Conceito e esse sim pode ser considerado o tipo de livro que nós chamamos de "presente pra vida", pois tem muito o que nos ensinar.



Sinopse:

Jay Pausch passou por um trauma- a perda do marido para um câncer de pâncreas. A enfermidade de Randy Pausch também destruiu as verdades e as certezas em que Jay acreditava. Pega de surpresa pela doença, que avançou rapidamente, Jay Pausch precisou inverter suas prioridades. Acostumada a cuidar da família, percebeu que aquele era, também, o momento de cuidar de si mesma, porque, do contrário - caso fraquejasse -, sua família não sobreviveria. E, apesar de todas as alterações pelas quais passou, foi capaz de registrar a maior parte de suas experiências, dúvidas e medos. Este registro acabou se constituindo num relato vigoroso sobre como a morte muda o relacionamento entre as pessoas e sobre como é possível sobreviver, passo a passo, a essas mudanças.

Autor: Jai Pausch   Páginas: 256    Editora: Novo Conceito




   Este definitivamente não é o tipo de livro que você lê para relaxar ou por simples prazer pela leitura. É preciso saber encontrar a essência que há dentro desse livro para fazer com que as palavras nele escritas passem a fazer algum sentido na sua vida. 

    Não gosto de avaliar livros desse tipo, por isso farei apenas comentários. 
Pra mim, tudo funciona à base da necessidade. Se você está precisando de um livro para te guiar quando estiver passando por um momento ruim, este é o livro certo e vai lhe cair muito bem. Caso contrário, não lhe servirá de nada. 

    Sonhe Mais é uma história verídica e talvez seja isso que faça com que quem esteja lendo se envolva com ela de tal forma. A gente nunca espera que as coisas ruins aconteçam dentro de nossa casa e, muitas vezes acabamos não entendendo o real problema quando não estamos vivendo ele. Infelizmente, isso funciona pra maioria das pessoas. Este livro conta a história de uma família que vivia uma vida maravilhosa, cheia de conquistas, etc, até que a notícia inesperada de que o pai da família, Randy Pausch, estava com câncer no pâncreas abala toda a estrutura dela. 

“(…) presos às entranhas do labirinto do câncer, onde não havia luz do sol e o tempo era medido pelas gotas caindo das bolsas de medicamento. O câncer faz mais do que se apossar do corpo; ele tira o tempo, controla a agenda, toma conta do dia. O paciente e o cuidador estão completamente nas mãos dele.”

   O que este livro nos mostra de diferente de todos os outros sobre o câncer é que o foco dele é a rotina de um cuidador e não o paciente. Realmente, todos ficam lamentando pelo paciente, mas quase ninguém se lembra de quem tem que abrir mão de quase tudo para se dedicar 24h por dia para cuidar dele. Jai Pausch vai quase à loucura, tendo que cuidar do marido doente, dos seus 3 filhos e da casa. Não é uma tarefa nada fácil!

"Sonhe Mais fala também sobre a vida, apesar de tocar tanto no assunto da morte. Isso porque, quando nos deparamos com ela – a morte – é justamente quando percebemos o quanto a vida é preciosa."

   Mesmo após a perda, o livro mostra que devemos seguir em frente com as nossas vidas. É claro que nem tudo vai ser como antes, mas aos poucos conseguimos chegar perto de onde estávamos.

   Indico este livro para todos aqueles que estão passando por momentos difíceis e também para aqueles que reclamam de barriga cheia, pra ver se aprendem a dar valor na vida que tem. 


Beijos,
Caroline. 


11 comentários :

  1. Alguns livros são um despertar para a realidade mesmo! Adorei a resenha Caroline, independente de estar sofrendo ou não por uma situação assim, é sempre bom saber que há pessoas sedentas de um conforto que não chega com facilidade (ou nunca) para perceber que vivemos "nas nuvens".

    Xoxo, Thaia ^^
    http://meninadeencanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Comecei a ler o livro, é bem intenso e ver que é uma história real, dá outro sentido a leitura, com certeza uma leitura que vale a pena!

    Beijos

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  3. eu achei esse livro meio ruinzinho sabe, dei tres estrelas no maximo, quase duas, mas enfim.

    ResponderExcluir
  4. Caroline,
    confesso que vi esse livro na livraria essa semana e pensei mesmo se devia ou não ler.
    Já passei por perdas consideráveis, e uma bem recente. Então, de algum modo, eu sabia que o livro tocaria na 'ferida'.
    Bem, eu acredito sim ser um bom livro e espero um dia lê-lo, apenas, não agora.
    Achei surpreendente a Novo Conceito ter trago este livro até nós, uma surpresa boa.

    Um beijo,
    e só para variar, a perguntinha: Você leu 'A Pousada Rose Harbor'? Vai fazer resenha?

    Jhosy
    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Só o nome do livro já me chamou a atenção. Adorei!

    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol, tudo bem? Senti sua falta lá pelo meu blog, andei sumida daqui também! Ah, adoro suas resenhas, pois é o livro precisa de um leitor vivenciando a história. Mas o bom de ler algo que não estamos vivendo, é poder enxergar que existem outras condições no mundo, não é? Ah adorei a resenha anterior, me deu vontade de ler o livro.

    Falando em ler, tem texto novo lá no meu cantinho, espero que leia e que goste. Vê se não some, viu?

    Beijos
    http://venenosemacas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Carol e suas belissimas resenhas :)
    Fala uma grande realidade da vida né adorei!

    http://jeicinha.blogspot.com.br/

    Instagram: @jeicecoelho

    ResponderExcluir
  8. Não sei se gosto desse tipo de livro, acho que me deixa pra baixo, principalmente por ter casos de câncer na família...

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Amei essa resenha, sempre bom ler esses livros para ver se acordamos, não é mesmo?
    http://www.blogdajoanna.com/

    ResponderExcluir
  10. Carol, você leu A lição Final ? Nesse livro é o Randy que conta a experiência dele sabendo que está doente e tal.... muito bom !
    Quando vi Sonhe Mais não achei que tivesse sido escrito pela esposa dele......quando li a sinopse e me lembrei do outro livro, comprei na hora!
    Gosto desse tipo de livro.....realmente toca na ferida....passei por momentos angustiantes durante a leitura e me identifiquei em várias partes por ter vivenciado um caso de câncer na minha família ....
    Gostei muito do livro pois como você disse na resenha, nos mostra o lado de quem cuida de uma pessoa com uma doença terminal....enfim, acho que todos deveriam lê-lo!

    ResponderExcluir
  11. oi Carol
    esse tipo de livro acaba ficando para a vida né
    bjs

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!