29 de maio de 2013

Simplesmente Ana - Resenha Crítica

Olá leitores! Como estão?

Neste mês de maio, recebemos várias cortesias da Editora Novo Conceito, a qual é parceira aqui do blog. Dentre elas, estava o Simplesmente Ana. Escolhi lê-lo primeiro que os outros devido ao fato dele ter sido escrito por uma autora brasileiríssima. Quer saber o que achei desta obra? Leia a minha resenha abaixo!






Título: Simplesmente Ana   

Autor: Marina Carvalho


Editora: Novo Conceito 


Número de Páginas: 304


Avaliação de Conteúdo: 4/5

                       Capa: 5/5
                       Diagramação: 5/5
                                                          






RESENHA


Ana Carina Bernardes tem vinte anos, mora com a sua mãe e cursa Direito em Belo Horizonte. Já passara a sua fase de questionar sobre o seu pai e começa então a aceitar o fato de não tê-lo presente até que, absolutamente do nada, eis que surge um cidadão em sua página no Facebook dizendo ser o dito cujo. Como se não bastasse só isso, o homem é o rei de um pequeno país europeu chamado Krósvia. Ou seja, além de "ganhar" um pai, Ana leva de brinde uma vida de princesa

Após o segredo ser revelado, Andrej Markov, pai de Ana, a convida para passar seis meses com ele, na Krósvia, para que ela possa conhecer um pouco do país do qual metade sua lhe pertence. De início, Ana tenta resistir, pois não quer largar de jeito nenhuma a sua faculdade e deixar em terras brasileiras a sua família, amigos e até mesmo um "ficante", mas, depois do incentivo de sua mãe e de sua melhor amiga, decide aceitar a proposta do pai e embarcar em uma aventura num mundo completamente diferente do seu. 

Na Krósvia, Ana é bem recebida por todas as pessoas que trabalham no castelo, exceto pelo enteado de seu pai, Alexander. Porém, a situação dos dois acaba mudando quando ele fica encarregado de ser o guia turístico dela, uma vez que Andrej é um homem muito atarefado e não pode acompanhar a filha. Ana descobre que talvez Alex não seja tão irritante assim e talvez acabe se apaixonando por ele, mas só talvez... O problema é que Alex namora Laika e essa barreira entre eles não é tão fácil de ser quebrada! Dentre todos os dilemas da princesa, este não é o pior de todos. A dúvida é se encontrar perante a dois mundos, quando a resposta está em ser simplesmente Ana.


CRÍTICA


Estou muito orgulhosa com o trabalho que os autores brasileiros estão fazendo no mercado literário. Neste ano, não me desapontei com nenhum livro nacional e, Simplesmente Ana, não foi uma exceção.  Fiquei muito satisfeita com a identidade brasileiríssima exposta na obra, onde a autora mostra muito da nossa cultura ao longo da narrativa, tanto na forma dos personagens falarem quanto em seus hábitos e costumes.

Tenho que confessar que, de início, temi que o livro fosse uma cópia da série "O Diário da Princesa", da diviníssima Meg Cabot (), mas, felizmente, fora um equívoco pensar isso. É claro que há algumas semelhanças, mas nada ao ponto de crucificar a obra! Simplesmente Ana ganha a sua completa identidade assim que a história começa a se passar na Krósvia, e é justamente nesse ponto que a leitura flui bem mais do que no começo da narrativa. Posso garantir a vocês que me peguei rindo em vários momentos! Também, acho que é anormal quem não ri das loucuras da protagonista.

A única coisa que não me fez dar cinco estrelas para a história foi o fato de muita coisa ter se resolvido um tanto quanto rápido. Por exemplo, a Ana ter aceito o pai dela num estalar de dedos. Se fosse eu, nunca que eu aceitaria embarcar com um até então estranho pra um país que eu nem conhecia. Mas, tirando isso, é uma história boa e que vai com certeza te entreter ao ponto de fazer você ficar lendo sem parar só para saber o que acontece depois. 

"Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta."


Muitas pessoas podem achar a história um pouco clichê, mas não custa nada dar uma chance à ela! É uma excelente pedida para um dia de frio, no qual o que mais queremos é ficar debaixo das cobertas e ler um bom livro acompanhado de uma caneca de chá. 


E, falando em coisa boa (Top Therm, só que não!), já estão participando do sorteio de aniversário do blog?



Beijos,
Caroline. 

26 comentários :

  1. Gostei da sua crítica e saber que o livro é bom mesmo sendo autores brasileiros, devemos ser mas devotos com coisas do nosso país.

    http://simpleseagradavel.blogspot.com.br/
    http://www.facebook.com/SimplesAgradavelBlog

    ResponderExcluir
  2. Olá! Puxa, quando comecei a ler a resenha me lembrei do Diário da Princesa também hahaha
    Parece bom esse livro, vai para a minha listinha do que falta ler :D
    Adorei seu blog, estou seguindo :D
    :*
    Move On!
    Fan Page

    ResponderExcluir
  3. Que linda história. Também estou gostando muito dos livros nacionais que estão sendo lançados. Adorei sua resenha crítica.
    beijo!

    Ver nas Unhas

    ResponderExcluir
  4. Depois de ler este excelente post ficamos a desejar ler o livro....
    E devemos sempre promover os autores nacionais...
    Bjs
    Luísa

    http://efoiumdiaqueelacriouoseublogue.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Estou louca para começar a ler o livro! Simplesmente Ana me conquistou pela capa e pela autora, que é super fofa a atenciosa! Gostei de conhecer sua opinião sobre ele, agora vou ainda mais confiante *-*

    Beijos

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  6. Amei o livro só pelo nome rs. Fiquei curiosa pra ler haha

    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Tenho ouvido falar super bem deste livro. E é um dos que estou mais curiosa pra ler. Como sempre vc arrasa na resenha Carol.
    Amei :)
    Bjokass

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Parece ser uma boa história, porém o começo me lembrou um pouco de o Diário da Princesa.
    Realmente os escritores brasileiros vêem fazendo um trabalho incrível.
    E ah, amei a capa *-*


    Tecido Doce
    Sorteio

    ResponderExcluir
  9. Estou super curiosa quanto a leitura, a capa é belíssima e a premissa é super interessante.
    Mais um nacional arrasando!

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  10. AHH, que delicia deve ser esse livro...adorei a resenha dele Carol!!

    Vai me fazer uma visita, tá?
    Beijão

    http://pretapretinhablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Também estou gostando dos livros brasileiros *-*

    ResponderExcluir
  12. A leitura nacional está ficando cada vez mais legal. Livros incríveis estão sendo lançados a cada ano. Bem curioso, para esse livro.

    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do livro, super me identifiquei!

    1beijo:*

    euamolilas.blogpot.com

    ResponderExcluir
  14. Parece ótimo, já foi pra minha listinha. Fico muito feliz que foi escrito por uma brasileira.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Carol que livro brasileiro perfeito, dá orgulho mesmo, a autora fez uma bela obra, adorei a resenha, beeijinhooos amiga

    ResponderExcluir
  16. O livro parece ser super bacana. Eu ultimamente ando preferindo ler livros nacionais, que estão muito bons mesmo.
    Beijos ♥

    DearItGirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Pela resenha, parece ser um bom livro! E essa parte das provas q passamos da adolescência pra fase adulta deve ser interessante.

    Bjs
    http://noestilonamoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Parece ser ótimoo!! ^^

    bjs,

    Morena
    www.todamocinha.com

    ResponderExcluir
  19. Ameiii o post guria!! o blog esta um amorzinho *-*

    Confesso que fiquei com vontade de ler o livro heheheheh , e olha que não sou muito de ler heheheheheh :P


    super beijo :*

    http://www.sabrinasgarbi.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Carol!
    Ainda não havia lido resenhas de Simplesmente Ana, mas fiquei imensamente curiosa para lê-lo, ainda mais sabendo que é nacional! Acho essa capa lindíssima!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  21. não conhecia o livro adorei a resenha
    bjus geh
    http://coresdebutterfly.blogspot.com.br/
    fan page -http://www.facebook.com/pages/Cores-de-Butterfly/29259191742179

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia o livro também e achei muito bom a resenha realmente os escritores brasileiros estão ficando muito bons !

    Bejos

    Andressa
    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Um dia desses eu estava numa livraria e vi esse livro, mas eu fiquei com medo de levar porque achei que era muito parecido com O diário da princesa e acabei levando outro. Mas depois de ler sua crítica o livro me pareceu interessante.

    ResponderExcluir
  24. Livro realmente delicioso de ser ler, daqueles de vc não conseguir largar enquanto não termina. E essa tal de Krósvia, hein? Que vontade de ir lá e assistir o show do Bon Jovi junto com a Ana. Romance leve, gostoso, que dá vontade de estar no lugar da protagonista.

    Parabéns pela resenha e pelo blog!

    adriana medeiros

    minhavelhaestante1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. olá, li o livro e simplesmente me encantei com a história da Ana, o livro é ótimo e como você, houve vários momentos em que me peguei sorrindo das peripécias da protagonistas.

    ResponderExcluir
  26. olá, acabei de ler o livro e realmente a história de Simplesmente Ana é ótima, muitas vezes como você, me peguei rindo das peripécias da protagonista. Adorei o livro e parabéns por sua resenha maravilhosa!!

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!