1 de abril de 2013

Em Chamas - Resenha Crítica

Olá leitores, como estão?

Quando fiz a resenha do primeiro livro da série dos Jogos Vorazes (ainda não a leu? confira aqui), deixei bem claro que não via a hora de ler os próximos livros para descobrir o desfecho daquela história que mexeu tanto comigo.

Me senti um pouco normal quando os leitores assíduos também comentaram quase a mesma coisa, que estavam desesperados para ler a sequência, o Em Chamas, e blábláblá. Ou seja, parece que pelo menos a maioria dos bookaholics veem a série como uma das melhores, senão a melhor, publicada no gênero.

E então, vamos à resenha?



Título: Em Chamas

Autor(a): Suzanne Collins

Série: trilogia Jogos Vorazes - livro 2

Editora: Rocco

Número de páginas: 413

Avaliação de conteúdo: 5/5
                     capa: 4.5/5
                     diagramação: 5/5





RESENHA

O segundo livro da trilogia começa exatamente onde acaba o primeiro, portanto, não é do tipo que deixa as coisas avulsas na história.

Katniss e Peeta, vencedores da 74° edição dos Jogos Vorazes, agora entram para a Turnê dos Vitoriosos, onde passariam por todos os distritos para "agradecer" a vitória. É um tanto irônico isso, pois acho que os únicos que realmente agradeceriam a vitória deles seriam as pessoas do próprio distrito 12 e os alienados da Capital. Enfim, a cada dia que se passa da turnê, fica mais evidente que aquele ato desafiador que Katniss fez em seus últimos momentos na arena - o que fez com que ela e Peeta saíssem vivos (estou me controlando para não dar spoilers! haha) - não seria esquecido tão facilmente pelo Presidente Snow, pois, depois daquele episódio, várias pessoas em alguns distritos começaram a encarar aquilo como um ato de rebelião contra o governo e não como um simples fato que ocorreu entre um casal completamente apaixonado.

Em meio a toda esse cenário, eis que surge a notícia do Massacre Quartenário, que é uma edição especial dos Jogos Vorazes, a qual acontece a cada 25 anos, e, - juro que não darei spoilers aqui! - mais uma vez os leitores são surpreendidos com o que virá após isso!


CRÍTICA

Definirei o livro em apenas duas palavras: surpreendentemente revoltante. Ponto final. Essa é a minha crítica.

Mentira, claro. Como se eu fosse conseguir ficar quieta a respeito de uma história como essas...

Vocês não sabem o quanto é difícil falar sobre um livro sem dar tantos spoilers! Imaginem como é pior ainda falar de um livro que te surpreende a cada momento da leitura e faz com que você queira falar cada fato ocorrido pra pessoa que está do seu lado - ou, no meu caso, para vocês leitores aqui do blog rs - mas você ter que lutar se controlar e não fazer isso. É muito complicado, de verdade!

Mas, o que eu posso dizer a respeito de Em Chamas é que, se você ainda não começou a ler a trilogia, esta é a segunda vez que estou te dando a oportunidade de embarcar em uma história completamente diferente de tudo o que você provavelmente já leu. Não estou puxando saco da Suzanne Collins, é que realmente a história é maravilhosa. Ao mesmo tempo em que a narrativa te prende devido ao enredo e etc, ela faz com que o leitor desperte um sentimento de revolta com tudo o que está acontecendo na história e, hoje em dia, este é um sentimento que falta muito dentro das pessoas.

Para quem já leu o primeiro livro e amou, posso dar a certeza que esse também não vai te desapontar! Em chamas é tão surpreendente quanto Jogos Vorazes.

 Agora, difícil mesmo é saber que falta apenas um livro para a trilogia terminar... rs


Então é isso, espero que leiam e que comentem tão assiduamente quanto comentaram no post sobre o Jogos Vorazes! Foi incrível ler os comentários de vocês a respeito desta história e ver que não sou a única louca apaixonada por ela haha

Beijos,
Caroline.

14 comentários :

  1. Estou morrendo de vontade de ver o filme ...
    Não fiquei com vontade de ler os livros =(

    Bjs ♥
    http://www.vintagefashion.com.br

    ResponderExcluir
  2. Li a trilogia há um tempo já. Gostei bastante - tirando o final que foi decepcionante pra mim - mas o fato de ser um crítica tão forte a um governo central, algo que vemos muito claramente na nossa própria sociedade é algo esplêndido. Em chama em especial tem coisas diferentes e é bem mais sangrento que o anterior em minha opinião e também melhor articulado. Muito bom ^^ e parabéns pela resenha Carol xD
    Kelly do

    http://meuorgulhopessoal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha Carol, agora que eu comprei o primeiro acredita?? To terminando o ultimo livro dos 50 Tons e ja vou começara a devorar essa triologia xDD

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo o primeiro livro ainda, e me empolguei para ler este. Parece ser bacana.
    Beijinhos.

    Itgirlsiempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. to doida pra ler a trilogia e para que o 2º filme saia nos cinemas :D

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu não gosto de assistir ao filme e ler o livro =/ Mas parece bacana!

    -4 Seconds.

    ResponderExcluir
  7. tava doida pra ler isso!
    deve ser legal ne?!
    seguindo aqui
    bjs
    www.blogmeninadeluxo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Caroline, me deixou assustadoramente curiosa! Estava tão sem tempo pra tudo com o trabalho e a faculdade, que não estava nem postando... =( Mas agora tentarei te visitar mais! Livros por enquanto só pra Faculdade... =( Mas Jogos vorazes é TOP e Em chamas deve ser TOP² Rs

    Um Beijão e obrigada pela visita Linda! ;)

    ResponderExcluir
  9. Não colocava muita fé em Jogos Vorazes, mas quando assisti ao filme que é incrível, tive que ler o livro. Amei! E com certeza "em chamas" deve ser ótimo qnt o primeiro. Vou ler o mais rápido possível.
    bjos
    http://flahkatarine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Carol Só passando denovo pra dizer que achei ele online vou tentar ler ^^ Bjs

    Vlw pela dica e pela visita!

    Bjs
    Gil

    ResponderExcluir
  11. Adorei o filme Jogos Vorazes, eu estou ansiosa para assistir Em Chamas!
    Beijos
    Cléo de Lucca
    minhaamigamedisse.blogspot.com.br
    Instagram: @minhaamigamedisse_fashionblog

    ResponderExcluir
  12. Eu estou com tanto livro pra ler ainda, que essa saga nem entrou na minha lista. Mas tenho amigos loooooucos e hiper viciados que me deixaram louca de curiosidade que nem você kkkkk.

    Meniiiiiiiiiiiina, viu só que forro mais lindo da minha bolsa? Quase tive um treco quando vi que ela é linda por fora e por dentro kkkkkkkkkkkkkk.

    Caroooool, estou precisando de uma ajudinha,vai lá no blog pra ver o que é :)
    http://pretapretinhablog.blogspot.com.br/

    beeijo

    ResponderExcluir
  13. Como sempre arrasando nas resenhas, ultimamente tenho lindo mais livros para o meu TCC, rsrsrs.
    Bjs linda *;*

    http://www.maisestilosa.com

    ResponderExcluir
  14. Já assisti ao filme e acabei de fazer meu pedido do box da trilogia. Ansiosa para ler, pois amei o filme *-----*

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!