14 de fevereiro de 2013

O Melhor de Mim - Resenha Crítica

Olá leitores, tudo bom?

Recebi, no finalzinho do mês de janeiro, o livro O Melhor de Mim, escrito pelo famosérrimo romancista Nicholas Sparks, da Editora Arqueiro. Sou fã de carteirinha de todos os filmes baseados em seus best-sellers mas, por incrível que pareça, ainda não tinha lido nenhum de seus romances.

 Quer saber o que eu achei deste livro? Então continue lendo o post!


Título: O melhor de mim

Autor: Nicholas Sparks

Editora: Arqueiro

Número de páginas: 272

Avaliação de conteúdo: 4,5/5
                      capa: 4/5
                      diagramação: 5/5

"- O primeiro amor deixa marcas para a vida inteira."


Resenha

Amanda Collier e Dawnson Cole eram os típicos adolescentes que viviam em mundos completamente diferentes e então se apaixonaram perdidamente um pelo o outro. Amanda vinha de uma família muito rica da cidade de Oriental e Dawson, bom, o nome Cole causava repulsa nas pessoas, pois era o nome de uma família de criminosos que atormentavam a cidade há anos. Embora o garoto seja exatamente o contrário de tudo o que as pessoas diziam a respeito dele, é claro que isso acabou atrapalhando o relacionamento do casal, o qual acabou tendo o seu fim devido a pressão que os Sr. Collier fazia na filha.

Depois disso, cada um tomou o seu rumo e, vinte e cinco anos mais tarde, os dois acabaram se encontrando na cidade de Oriental para resolver os negócios da morte de um amigo em comum, o Tuck. Amanda está casada, tem filhos e possui alguns segredos. Dawnson não se relacionara com ninguém mais além de Amanda, mesmo depois de tanto tempo, e decidiu trabalhar numa plataforma de petróleo em alto mar. Coincidências à parte, este encontro tem de tudo para mudar completamente a vida dessas duas pessoas pois, como dizem, "o primeiro amor deixa marcas para a vida inteira". Será que, mesmo com tanto tempo longe um do outro ainda existe aquele amor dentro deles?!

Crítica

Como disse, este foi o meu primeiro romance lido do Nicholas Sparks e, agora posso tirar as minhas próprias conclusões à respeito deste tão renomado autor e suas histórias de amor.

Romance é um dos meus gêneros favoritos, porém, não gosto de romances completamente "melosos" e, este livro é exatamente deste tipo. A história de Amanda e Dawson é narrada em terceira pessoa, com uma narrativa mais ou menos fluída. Foi com este livro que comecei a grifar os meus trechos/citações que gostei e eu quase pintei o livro inteiro de amarelo, porque né... Gostei delas porque são citações sábias mas que, por sua vez, são conhecidas e deixam a história mais melosa ainda. Enfim, tirando a parte super romântica, a história é muito boa sim! Porém, a achei muito parecida com as outras e também com os filmes de seus livros. Acredito que eu não seja a primeira pessoa a dizer isso rs.

Prefiro continuar assistindo aos filmes que, por sinal, também possuem um exagero no romance, mas que, por causa dos recursos visuais que um filme nos proporciona, acaba dando certo. Muita "melosidade" no livro deixa ele chato, então se você não gosta disso, não leia O Melhor de Mim. Se você é fanático(a) por histórias de amor, então eu super recomendo esta e todas as outras histórias escritas por Nicholas Sparks. 

Ps: não repugno romances melosos, mas acredito que tem hora pra ler certos livros. Por exemplo, se você está vivendo momentos difíceis, um romance como este com certeza só piorará a situação. Agora, se você está no pique para ler algo deste gênero porque você está vivendo ou viveu algo parecido, aí sim ele se encaixa no momento. Eu estou num momento de estresse com a faculdade, trabalho, etc, então será que vocês entendem porque estou preferindo ler Jogos Vorazes? HUHSAUSHAUSH

E vocês? O que acham dos livros do Nicholas Sparks?

Beijos,
Caroline.



13 comentários :

  1. Romance meloso é meio chato né? Tanto na literatura quanto na vida real...rsrs
    Bjs

    http://noestilonamoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nada do autor, e até tenho um livro dele aqui, Um Porto Seguro. Também gosto de romances, mas muito meloso, as vezes acaba deixando o livro meio cansativo, tive uma experiência com um livro de romance sobrenatural, muito meloso, que me deixou bem frustada.

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol!
    Eu AMO o Nicholas de paixão, ele é meu escritor favorito, mas têm alguns livros dele que não curto!
    Esse por exemplo foi um deles, ficou faltando aquele algo a mais, sabe?

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Muito bom voce dizer o que achou de tal livro, adoro posts assim !

    Bom eu estou lendo o diário de uma paixão, que é do Nicholas Sparks ... como o nome diz é uma historia de romance , eu mal comecei ler e ja estou apaixonada no livro ! Tenho mais dois do mesmo autor esperando para ser lido rsrs Não conhecia esse e com certeza vou ler ele, gostei mt da historia !

    Beeijos
    blog-maosdefada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carol!
    Já tive a oportunidade de ler três livros do autor, não que eu o ame, mas suas estórias são lindas, pelo menos as que eu li são. :P Tenho esse livro em minha casa que eu ganhei de amigo secreto e não estou muito ansiosa para lê-lo, mas não deixarei de dar uma chance a ele. Pode ser impressão minha, mas quando eu li a sinopse desse livro me recordei de Diário de uma Paixão, mesmo que eu ainda não tenha lido o livro muito menos assistido ao filme.

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol!
    Nao conhecia,mas adorei a dica!
    Bjus
    http://www.cotidianomaterno.com/2013/02/rotina-de-sono.html

    ResponderExcluir
  7. Como já disse, não gosto muito de romances mas gostei da capa rs. Ah e eu gosto de Jogos Vorazes KKKKKKKKKKKKKKK'
    Beijos
    ilovecantores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Sou fã assumida do Nicholas mas não gostei desse livro não , achei forçado demais! Recomedno O casamento lindo lindo lindo *___*
    Céu de Letras

    ResponderExcluir
  9. Adoro romances melosos haha entao acho que vou me dar bem com esse livro.
    Adoro o Nicholas, to louca para comprar vvarios livros dele, ja ate tenho minha listinha.
    Quando vou na livraria fico so namorando os livros haha
    Beijinhos
    cupcakeofchocolate.blogspot.

    ResponderExcluir
  10. carol compra post it para marcar os quotes, para não grifar o livro
    btw em abril estreia um filme do sparks um porto seguro

    ResponderExcluir
  11. Esse livro dele é o meu favorito!! Não achei forçado, achei linda a história, eu também estou bastante estressada com estágio e trabalho da faculdade, mas mesmo assim consegui me envolver com a história e me apaixonei pelos personagens. Mas claro, cada um tem sua opinião.

    O amor que Nicholas Sparks trás aos leitores sempre é um amor mais espiritual, não acho meloso, acho diferente, até porque não tem praticamente nada assim hoje em dia, mas bem que poderia ter.

    E não, não é por causa dos recursos visuais que os filmes "dão certo" e sim porque as histórias tem conteúdo e sempre terminam com um final surpreendente.

    Eu amo os livros dele, e espero pelo filme do livro que estreará em 2014, mas sempre é melhor ler o livro primeiro para depois assistir ao filme.

    ResponderExcluir
  12. Eu amo os livros dele,sao todos maravilhosos,sou super fa,quem ama gosta pode ter certeza.

    ResponderExcluir
  13. A comecei a ler este livr, pois ganhei um tambem. Mais meu pensamento foi bem parecido com o seu. Muito meloso e um pouco confuso, pelo fato dele ser narrado em terceira pessoa. Mais ate hoje uns dos melhores livros de Nicholas Sparks é A escolha. Você vai gostar, pois tambem estou bem sobrecarregada de compromissos e livros, apesar de ser de romance, nos faz ir para dentro da historia, é uma historia romantica bem divertida. bjs

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!