25 de fevereiro de 2013

A Menina que Roubava Livros - Resenha Crítica

Olá leitores, tudo bem com vocês?

Hoje vou falar de um dos livros que mais me emocionaram e me entusiasmaram durante a leitura. Sem dúvida, este foi um dos que mais me prendeu e um dos que mais re-li até hoje. Apresento-lhes A Menina que Roubava Livros.





Título: A Menina que Roubava Livros

Autor: Markus Zusak

Editora: Intrínseca

Número de páginas: 480

Avaliação de conteúdo: 5/5
                      capa: 3/5
                      diagramação: 5/5

Compre aqui, por R$29,80


"Não ir embora: Ato de amor e confiança."





Resenha

Uma mãe pobre não tem como cuidar mais de sua filha e o governo a manda para uma nova família. Assim começam as aventuras de Liesel Memminger, uma menina loira na Alemanha hitlerista. Palavras, uma mãe, a morte, um pai, alguns livros, um judeu no porão, acordeon, cigarros, algumas crianças e um corredor americano negro, esses são os meios de trazer a história para você e, sinta-se privilegiado, quem a conta é a morte... não falarei mais nada, cada um que descubra sozinho o desenrolar das aventuras da pequena saumensch.


Crítica

Primeiramente tenho que dizer uma coisa: esta foi a melhor narrativa que eu já li. Sem nenhuma dúvida, o jeito como é apresentada a história modifica totalmente a capacidade de criar carisma com as personagens e, justamente por isso, considero-o como um dos melhores livros da atualidade. 

Quem é que tem a ideia de fazer um livro narrado pela morte? A capacidade de criação literária do autor é estupenda e o jeito com que as personagens são apresentadas é nada mais do que genial! Quando o li pela primeira vez, fiquei estupefato logo nas primeiras páginas. A morte como narradora apresenta algumas vezes no meio do texto pequenas notas sobre seu ponto de vista, e isso enriquece - e muito - a narrativa, criando assim um afeto pelo narrador que, para mim, só é comparável com os narradores de “A Hospedeira”. Sem contar o uso das palavras, Zusak diz no começo do livro que as palavras são importantes e ele mostra o poder do significado de cada uma, a força delas, o poder de tudo aquilo que aprendemos a falar e sequer imaginamos como isso pode mudar uma vida.

O enredo também não desaponta os leitores de forma alguma.  Acredito que a literatura carece de mais livros que sigam essa linha e que contenham a história de famílias alemãs durante a segunda guerra mundial, pois é mais comum lermos sobre judeus perseguidos ou alguma outra coisa sobre os aliados mas nunca sobre o ponto de vista alemão. Mesmo a família de Liesel sendo contra o nazi-fascismo hitlerista, a história se desenrola de uma forma inovadora e surpreendente, desde ajudar um judeu escondendo-o em seu porão até resgatar livros de uma fogueira nazista.

Os personagens são muito bem estruturados, deixando seus ideais bem claros do começo ao fim da trama. Uma vez eu li pichado numa parede “cada persona és un mundo”; aquilo ficou gravado dentro da minha mente e,  Zusak faz isso com perfeição, mostrando como cada pessoa naquela rua com nome de céu é diferente da outra na casa ao lado, desde o boêmio acordeonista fumante que Liesel chama de pai até a nazista louca  que vende doces. Todos são pessoas, e com isso você tem um grande engrandecimento como pessoa, você aprender a compreender melhor as diferenças de cada um e a respeita-las. Sem duvida é um livro que irá mudar sua vida, assim como mudou a minha. Toda vez que me sinto só, venho buscar nas paginas desse livro, já corroído pelo uso, que conta a historia de amizade, sobretudo a amizade, um pouco de paz de espírito.


Este livro fez e ainda faz muito sucesso, então acredito que vários leitores daqui do blog já o tenham lido. Portanto, gostaria de saber o que esta história significou para vocês!


Abraços,
Gustavo Bracco.

26 comentários :

  1. Amei o livro ... Fiquei apaixonada!!!

    Bjs ♥
    http://www.vintagefashion.com.br

    ResponderExcluir
  2. ótima resenha

    boa semana!!
    bjim
    http://esmaltechic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ah, sempre quis ler esse livro =/ Mas acredita que não acho aqui nas livrarias da minha cidade?? Estranho!! UHASUAS', adorei, fiquei apaixonada pela capa!!

    Ju, do Epílogos e Finais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, ele é um livro beeeeeeeeeem popular, muito estranho nao ter por ai mesmo aahahhaha

      Excluir
    2. Compre através da internet, mas Não deixe de ler. È uma belíssima narrativa.Já li 2 vezes!

      Excluir
  4. I have likewіse stгuggled thіs way factor, ӏ care for utilіze http://garciniacambogia.org/ to
    house it. And You appear to have it dοwn especially сonsideгing
    thаt you arе thе pеrson that published Blоgger: Crіticando pог
    ai, great job!

    ResponderExcluir
  5. Amo ler e ainda não tive oportunidade de ler esse livro, e olha que ele já passou pelas minhas mãos pelo menos 3x.... vou dar um chance ao livro adorei a resenha!
    Bjos e Braços... ;***


    http://vialiesmaltes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. brigado, espero que quando vc ler ele seja uma experiencia muito prazerosa

      Excluir
  6. Eu estou lendo esse livro e é realmente muito bom, eu ja ri, ja chorei..
    é mesmo demais!

    ResponderExcluir
  7. Tanta gente já leu esse livro, só vejo indicações dele por ai .. e até agora nada de eu ler!!
    Preciso urgentemente devora-lo :P

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. necessita urgentemente ler, é uma leitura obrigatoria pra quem aprecia literatura

      Excluir
  8. Compartilhamos o mesmo sentimento sobre esse livro, é, sem sombra de dúvidas, o meu livro favorito!! Incrível e com uma lição fantástica, recomendo a todos.
    E queria pedir desculpas por demorar tanto tempo para retribuir os comentários. Estava passando por uma fase ruim e deixei meu blog um pouco de lado. Mas já passou e agora vou voltar a te visitar e claro, comentar.
    Beijos!! <3

    http://www.quaseatoa.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sempre digo que ele é um livro que com pouco consegue te cativar

      Excluir
  9. Um dos meus livros favoritos *__* sorri, chorei... foram tantas emoções com esse livro
    Céu de Letras

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente?! Um dos melhores livros que já li, e o único que me vontade de rele-lo novamente. Um dia vou ler esse livro novamente.
    O que vc disse é a mais pura verdade, a narrativa desse livro é incrível.
    Gostei bastante da sua resenha.

    Tem meme pra vc no meu blog, depois passa lá e pega.
    Bjokass

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/2013/03/meme-conheca-o-blogueiro.html#comment-form

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado. acho que até hoje nada supereu a narrativa dele. foi paixao a primeira pagina

      Excluir
  11. Eu comecei a ler este livro já faz algum tempo e acabei desistindo, estava muito maçante e talvez naquela época não estava acostumada a ler livros assim, como era da biblioteca acabei devolvendo e não me interessei em terminar. Sua resenha me deu vontade de saber o final da história, quem sabe agora eu não tente lê-lo novamente ?!

    Enfim...ótima resenha.

    http://crazy-costumes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai conseguir terminalo sim ahahahhahaha quando eu nao consigo ler ate o final algum livro eu sempre penso que nao é por que o livro é chato, por que a narrativa é tediosa e nao desenrola ou por que as personagens sao superficiais, eu sempre jogo a culpa em mim, por que o autor fez um bom trabalho, milhares de pessoas gostaram e eu nao terminei por ou nao estar muito maduro para a leitura ou por ja ter passado dessa "fase"

      Excluir
  12. Eu fiquei quase uma hora chorando depois de terminar a leitura desse livro. É tão emocionante, tão lindo. :) Muda mesmo a vida de uma pessoa disposta a ter sua vida mudada. ;D

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que até hoje me pego pensando em liesel e em seu beijo em rudy steiner

      Excluir
  13. Depois de ler essa Resenha fiquei com mais vontade ainda de ler. Minha irmã, que já leu, sempre me diz desse livro.. necessitooo *-*

    ResponderExcluir
  14. Com certeza depois dessa resenha eu vou ler o livro! Você escreve super bem e me ajudou muito com um trabalho de literatura. Seu blog é lindo, gostei pra caramba. também tenho um blog, se puder entrar lá seria ótimo, adoraria ser comentário, bjos
    flahkatarine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olha, opinião é que nem nariz, cada um tem a sua (ou o seu), não gostei desse livro nem um pouco, tanto que já dei o meu faz tempo... Acho que deveria tirar do seu comentário que o livro é narrado pela morte, pq já entregou metade da história e quem poderia querer ler, pode não querer fazê-lo mais.

    ResponderExcluir
  16. Será possível chorar tanto com um único livro ? Pós ressaca...

    ResponderExcluir
  17. Comecei a ler hoje e estou amando. Qdo terminar volto para dar minha opinião final.

    ResponderExcluir
  18. Esse livro mudou minha vida...Sensibilidade extrema do autor! Maravilhoso!!!♥♥♥

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!