2 de janeiro de 2013

O tal Cinquenta Tons de Cinza...

Olá pessoas, tudo bem?

Desde que surgiu toda aquela falação sobre a Trilogia Cinquenta Tons de Cinza, da britânica E.L. James, fiquei ao mesmo tempo que empolgada para lê-lo, um pouco ressabiada. Diziam que tinham muitas cenas fortes de sexo, etc, um gênero literário diferente do que eu estava acostumada a ler.

Muitos leitores aqui do blog e alguns amigos bookaholics apoiavam a ideia de que eu deveria lê-lo para tirar as minhas próprias conclusões enquanto alguns amigos diziam que "eu era muito pura para ler putaria encubada, que ia perder toda a minha ingenuidade, blábláblá". No entanto, ganhei do meu namorado, de presente de Natal, o box com a trilogia. Aí sim eu decidi que queria experimentar novos gêneros literários e que não estava nem aí para o que as pessoas iriam pensar de mim, pois indiferente do que eu ler, meu caráter não vai mudar.

Tratarei neste post sobre o primeiro livro da série, o Cinquenta Tons de Cinza, pois li apenas este. Conforme eu for lendo os outros, farei mais posts e, assim que eu acabar a trilogia, filmarei a vídeo resenha, que já estão me pedindo. Essa resenha será um pouco diferente das que vocês estão acostumados a ler, ok?

Mas, afinal: qual é a história de Cinquenta Tons de Cinza?

Anastasia Steele, estudante e quase formanda de jornalismo, na faculdade WSU de Vancouver, faz um mega favor para sua amiga Katherine e entrevista o bem sucedido empresário Christian Grey, uma vez que a entrevistadora certa estaria impossibilitada de realizar esta tarefa. Anastasia não sabia muito sobre o Sr. Grey, apenas fora lá com a cara e a coragem para retribuir tudo o que a amiga fizera por ela nesses anos de faculdade. Durante a entrevista, Ana se sente completamente atraída pela beleza e pelo poder de Christian e, desde então, não para de pensar nele. Coincidências a parte, os dois acabam se encontrando na loja de materiais para construção onde ela trabalha e, à partir de então, começam a sair e a se conhecerem melhor, embora Christian seja um homem bem reservado e misterioso, além de ser um tanto controlador. O problema é que, por mais que Grey seja "tudo de bom", não é do tipo que costuma ter relacionamentos "normais", e, por este motivo, Anastasia hesita e tem de decidir se quer ter este tipo de relacionamento com ele. Todo esse clima de decisões e de tentativas de descobertas sobre o passado surpreendente de Christian Grey fazem com que o leitor se prenda em cada capítulo do livro.

Ok, mas onde está o "conteúdo adulto" do livro?

A partir do momento em que os dois protagonistas começam a se relacionar, quase todo capítulo possui uma cena de sexo ou simplesmente algum e-mail ou pensamento erótico de alguma ou de ambas as partes. Não estarei soltando spoilers agora, mas o que não permite o relacionamento dos dois ser "normal", é a prática do Sadomasoquismo. Christian Grey, de início, só pensa nesse tipo de relação e, Anastasia não sabe o que fazer quanto a isso, pois ser uma Submissa não é uma tarefa nada fácil.

Outra coisa que eu notei é o vocabulário usado. Na tradução, provavelmente, as palavras que foram usadas para descrever alguma "ação sexual" ou coisas do gênero são bem grosseiras, o que infelizmente acabam assustando um leitor de primeira viagem deste gênero.

Pra qual idade esta história pode ser indicada?


Embora o livro seja classificado como conteúdo adulto, muitos jovens tem a curiosidade de saber do que se trata e acabam lendo. Conversando com algumas pessoas que já o leram, acabei notando que o público que mais gostou da história foi o de mulheres adultas. Quando o leitor é um adolescente de uns 14 anos, a leitura acaba se tornando um tanto quanto pesada, porém, se é um adolescente que está quase passando pra fase adulta ou que tem uma certa maturidade e mente aberta, a leitura será bastante proveitosa. Então, indico mesmo para as pessoas que estão dispostas a terem uma experiência nova lendo um livro e que não irão julgar os fatos.


Por que Cinquenta Tons de Cinza é tão polêmico?

Cinquenta Tons de Cinza não é o primeiro livro erótico lançado. Porém, na atualidade, foi o que por acaso fez mais sucesso. A polêmica vem do Sadomasoquismo como tema principal. Este não é um livro no qual o sexo fica em segundo plano, e sim em primeiro, e de uma forma um tanto quanto diferente. Algumas pessoas não aceitam o fato das condições de uma Submissa na relação, etc, por isso acabam reclamando da leitura. Muitos sites o classificam como um romance "mommy porn", ou seja, "pornô para mamães" ou algo do gênero por fazer sucesso entra as mulheres dessa faixa etária, já casadas, etc. Como disse anteriormente, o Christian Grey é como um Tony Stark, do filme Iron Man, que é rico, sensual e poderoso, o que desperta muitos sentimentos nas mulheres, que depois de ler o livro, ficam suspirando por ele. É uma história que fará você suspirar, com certeza, mas de um jeito nada romântico.


Apontamentos finais

Então gente, é um livro que eu recomendo sim. Porém, é preciso ter mente aberta pra ler senão só haverão críticas negativas a respeito dele. Uma pessoa puritana, que vê pudor em tudo, vai achar o livro horrível, então vale muito a ideia da maturidade. É algo diferente, eu nunca tinho lido algo assim e, entretanto, acabei gostando. Não fiquei totalmente apaixonada por ele, mas, mesmo assim, valeu a leitura! Os capítulos não são grandes, mas te prendem demais para ler o próximo, o próximo e o próximo. Portanto, a leitura é bem fluída.



É isso, pessoal. Gostaria de saber a opinião de quem leu Cinquenta Tons de Cinza, pois estou muito curiosa para ouvi-las!

Um beijo,



47 comentários :

  1. Eu já tinha ouvido falar do livro, e também do quão polêmico é. Não sabia do que se tratava, e lendo aqui percebi que é realmente algo "forte". Eu não leria, não gosto de coisas do tipo, e com certeza criticaria o livro, por que acho que não tenho mente aberta como você. ♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Se tem um livro que eu não quero ler é o Cinquenta tons de cinza. Nunca gostei desse livro, até por que odeio livros com conteúdo apelativo.
    Ah, e estou te seguindo, aguardo sua visitinha. :3
    http://an0itecer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Li a trilogia. De todos, o primeiro foi o que menos me deixou empolgada, então se gostou do primeiro certamente aprovará os demais. Achei exagerada a descrição das cenas de sexo no primeiro livro, que duravam três a quatros páginas, embora essa seja a proposta do gênero. Nos outros livros da sequencia tem mais história, mais romance agua com açúcar que deixa a gente suspirando, o último livro então, é muito fofo (ou talvez eu tenha me acostumado com a linguagem, que no começo é até um pouco desconfortável) , o finalzinho deixa a entender que teremos mais livros sobre o “Cinquentas Tons”, só que mostrando o ponto de vista de outro personagem . Não me apaixonei pela historia logo de cara, mas terminei de ler a trilogia com um peso no coração por ter que me despedir dos personagens. Muitos acham que esse livro veio para corromper as mentes inocentes, mas já li e ouvi coisas muito piores até mesmo em letras de musica. É como você disse, é preciso ter mente aberta para ler o livro.

    O que mais acho engraçado é que já vi algumas pessoas tamparem a capa dos livros por vergonha de ler na rua, no metro, no ônibus. Vi uma mulher com uma capa de pano e outra que encapou com papel craft. Só de ver a capa coberta eu já imaginei que livro era, cheguei mais perto e estava justo em uma das partes em que o texto estava no formato de e-mail, aí que tive mesmo certeza. Teve outro caso interessante também, a mãe de uma amiga minha estava lendo enquanto pedalava na academia, aí o personal trainer chegou perto dela e pediu para ela guardar o livro porque não era apropriado para o local, nem preciso falar da vergonha que ela sentiu. Realmente o diferente assusta as pessoas, eu acho que é uma novidade um livro assim ser tão divulgado, comprado, conheço pessoas que pediram esse livro de presente de “amigo oculto”. Então, é normal que a aceitação de um livro erótico, cause um grande espanto naqueles que ainda não estão prontos para ver um assunto assim ser discutido tão livremente.
    Nossa, meu comentário ficou quase do tamanho de sua postagem, me perdoe,rs.

    Beijos
    Camila Gomes

    ResponderExcluir
  4. Oi Caroline...
    Encontrei seu blog por um acaso, pesquisando mais coisas sobre o CTG :)

    Então... Me chamo Gressy, tenho 24 anos e li a trilogia em duas semanas, terminei em novembro e, desde então, minha vida não é mais a mesma rs. No sentido de que sinto muita falta dos personagens =/

    Meu livro preferido da trilogia é o segundo, os tons mais escuros, pois há muitas revelações do sr. Grey e sim, nesse livro é quase que impossível não se apaixonar por ele rs.

    Gostei do post e super recomendo a leitura da trilogia!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Bem Carol, adorei sua resenha (você conseguiu compactar muito bem a ideia central). Me orgulho de sua maturidade. Termine a trilogia, tenho certeza que algumas respostas serão dadas... ;) Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a sua resenha,inclusive de ouvir tanta gente falar nesse livro estou pensando em comprar,depois da resenha q vc fez, o livro parece muito bom.
    Desejo um feliz 2013 pra ti, que seja cheio de saúde e realizações bjsss
    http://glamuremestilobyrosaolin.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. nossa, acho q agora até que deu uma pausa... mais não se falava em outra coisa a não ser cinquenta tons de cinza...

    então, eu até estou curiosa pra ler (pq tanta gente falando né rsrs), mas confesso que como estou com vários outros livros pra ler, esse não é minha prioridades... mas pretendo le-lô ainda esse ano

    qto ao tema central, concordo com vc, as pessoas tem medo de mudanças, de algo diferente... acho q a pessoa realmente precisa ter a cabeça aberta para ler...


    qto ao comentário da Camila Gomes, na minha opiniao é lamentavel q uma pessoa peça para a outra guardar seu livro pq não é adequado para uma academia. só porque é erótico? aposto q se fosse um romance não tinha problemas.... é lamentavel q as pessoas tenham cérebro do tamanho de um ovo de codorna, até pq todos em um academia já são bem grandinhos...

    bjjs e adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li, mas já faz algum tempo que ando curiosa quanto aos livros. Meus amigos até estavam rindo quanto a isso, rsrs.
    Acho que logo lerei, pelo menos o primeiro da série.


    Tecido_Doce

    ResponderExcluir
  9. hehehe acredita q nunca ouvir falar desse livro rs ;D
    bjim
    http://esmaltechic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei o post, iria comprar os 3 livros mas desisti depois que li as criticas. Seu post esta muito bom.

    http://simples-e-agradavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Carol...posso chamar assim? Vi que você está sempre nos comentarios lá, então vim fazer o convite (não sei seu eu tinha feito antes) você aceita participar dos Afiliados do blog?
    Me avisa por comentário ou no meu twitter @evelinfontoura

    Beijos, vou ficar feliz se aceitar XX http://coffeinlondonuk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Carol,
    este livro virou uma controvérsia não?! rs
    Eu não li, mas também ganhei a trilogia de presente.
    É incrível, conheço várias pessoas que leram e cada uma tem uma opinição totalmente diferente da outra.
    Estou seguindo um 'roteiro' de livros, e a trilogia acabou sendo empurrada para frente.

    Ps. Quando à 'Lola e o Garoto da Casa ao Lado', eu amei menina!
    Leia se puder, tenho certeza que vai gostar !
    A Sthepanie é uma fofa *-*

    Beijos,
    Jhosy

    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Deus que me livre deste livro :( Um amigo meu me disse que leu, e me passou a resenha. É realmente um conteúdo bem adulto mesmo, rsrs' Retribuindo seu comment no meu blog, flor, seguindo =^.^= Beijos, :*

    whatever-it-takes-s2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. eu li o comecinho do livro da minha amiga, achei beeeeeeeeem ousado! eu só nao entendi qual é a proposta e a finalidade da historia.

    Quero te convidar para participar do sorteio do blog, confere lá:
    http://umanoitemparis.blogspot.com.br/2013/01/sorteio-com-uma-noite-em-paris-brecho.html

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  15. Em fim, resumindo, o problema do livro (a polêmica) não é o livro em si, mas a hipocrisia de alguns leitores que não conseguem falar de sexo abertamente.
    Gostei das suas opiniões.

    * Visite nosso blog Mãe Noob *

    ResponderExcluir
  16. Oi Carol...Feliz 2013 pra vc!!! Saúde, sucesso na faculdade, e felicidades!!!
    Gostei muito sobre o que vc escreveu sobre o livro.
    "putaria encubada" foi boa. rsrs...
    Ainda não li o livro, estou querendo ler.
    Bjsss

    Livros e Marshmallows

    ResponderExcluir
  17. Tb to curiosa, só ouço falar dele.
    Uma ótima sexta feira. bj
    by: Veve Pink
    Portal Pattys

    ResponderExcluir
  18. Olá Caroline

    Desde adolescente que sou amante de romances, e durante a minha caminhada pela vida já li muitos, desde os chamados água com açúcar até os super eróticos, no gênero Harold Robins. Nas férias de verão, quando passava a temporada na praia, nossa casa ficava em um balneário onde não havia nenhuma livraraia, então comprava vários, ou ganhava como presente de Natal. Como costumava ler rápido, acabava tendo que me contentar em comprar aqueles livretos em bancas de revista, que são puro sexo. Ganhei 50 Shades of Grey e estou lendo, mas confesso que está difícil de digerir. A única curiosidade que encontro nele, é o sadomasoquismo. Acho que o que encanta as adolescentes é o poder e a riqueza, fora isso, é um livro puramente comercial e diria até comum. Como ainda não terminei de ler, talvez até mude o meu conceito, mas acho difícil. Quando terminar, prometo fazer uma postagem sobre ele.
    Uma ótima 5º feira para vc...

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  19. Caroline Vim lhe pedir um favor.
    A blogger Ivânia Santos, quer ir para o New York Fashion Week, e para isto necessita de seu voto, POSSO CONTAR COM SEU VOTO? É muto fácil e vc poderá ir com ela.


    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  20. Sou uma fã viciada em Cinquenta Tons!
    Christian Grey por trás de tudo o que ele passa vc logo vai perceber a pessoa tão linda que ele é por dentro. Não deixe de ler os outros dois livros, são maravilhosos.
    A maioria das pessoas que dizem que os livros são ruins e blá blá blá é pq ainda não leu! Só sabe criticar, pois a trilogia é uma transformação na vida de todos envolvidos na trama.
    Resenha #57 - Deslembrança
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Então, depois de ler toda a trilogia, cheguei à conclusão de que é muito repetitivo para o meu gosto. Muita palavra repetida, cena também. E mais, a autora vendeu uma coisa e não foi nada disso, porque onde estava o Grey-sabe-ler-muito-bem-as-pessoas? Sabe aquela fala que é mais ou menos assim: Negócio é sobre pessoas, Steele. E eu sei lê-las muito bem? Ah, sério, não sabe nadinha.
    Enfim, no geral o livro foi muito longe das expectativas.

    Beijos
    Bibliotecando com a Cris

    ResponderExcluir
  22. O que eu mais vejo são comentário criticando o conteúdo do livro, nem parei pra ler sinopse nem nada, pensei em até ler, porém, minha mãe não permitiu.

    Enfim, Beijos!
    wwwgertiegirlcom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Já ouvi muito falar sobre esse livro, e de sua polêmica, mas acho que as pessoas tratam com pudor só porque o assunto é sexo, algo de já deveria ter deixado de ser um "tabu" pra muitas pessoas da sociedade!

    Beijos
    @girlteenvip
    http://girlteen-vip.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Ainda nao sei o que pensar desses livros (na verdade nao pelo erotismo, pela historia mesmo)- acho as capas lindas e o material delas também, realmente! Mas pretendo ler pra tirar minha propria conclusao, assim como voce rsrs Só nao agora, porque to cheia de livros pra ler rsrs
    veremos, né?
    feliz 2013 liinda *---*
    entendo, fofa rsrs
    Um beeijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Como você, adorei o livro, e também aconselho que as pessoas tenham 'mente aberta' ao lê-lo.
    Mas não entendi a polêmica! rs
    BDMS é um tema não muito inédito à literatura, e 50 Tons é bom, mas não aquilo tudo, sabe?
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  26. Olá Caroline

    Uma ótima 6º para vc....

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  27. Olá Caroline, tudo bem? Prazer! Te conheci através do blog da Bel Freitas o Bel Blogando com a Vida, vi que você postou no post dela sobre o Cinquenta Tons avisando que também tinha feito a resenha dele e vim conferir. Bem, eu estou na metade do último da trilogia, o Cinquenta Tons de Liberdade. Amei os três, embora o terceiro eu ainda não tenha acabado. Acho que cada um tem o seu valor. O primeiro é a novidade, como eles se conhecem, como tudo começa a acontecer, enfim... O segundo é onde temos algumas revelações muito importantes e que explicam muitas coisas do primeiro, além de acontecer outras coisas em paralelo com a relação deles, o que torna o livro mais interessante... E o terceiro também está prometendo bastante... rsrs Mas sou fã da autora, da proposta da trilogia e do gênero erotismo. A pornografia e o erotismo são divididos por uma linha muito tênue e nem todo mundo sabe escrevê-las com as suas devidas diferenças, mas a E L James foi perfeita. Erotismo bem escrito é aquele que nos dá tesão, sim, tesão. É aquele que dá vontade de fazer amor com o homem da gente, não precisa ser nos termos do Sr. Grey, ou sim também, para quem gostar de praticar sadô, cada um no seu quadrado e dentro de suas 4 paredes, não é mesmo?! rsrs Mas eu acho que o livro convence muito no erotismo. Vi muitas pessoas falarem variadas coisas sobre este livro. Bem, primeiramente quero te dizer que penso da mesma forma que o cantor Ney Matogrosso, hoje em dia as pessoas são muito mais caretas do que nos anos 70. E não estou falando de leitores adolescentes que ainda não têm muita vivência no assunto sexo, estou falando das mulheres e homens maduros. Não vejo nada demais no livro para ser considerado vulgar ou pejorativo como alguns falam. É sexo falado do que todo mundo faz, nem que seja a parte básica. Todo mundo sexualmente ativo beija, lambe, geme... enfim. Da mesma forma que não concordo quando alguns dizem que ele é muito mal escrito ou ainda que tem vocabulário infantil, tem uma blogueira literária que fez um vídeo dizendo que esse livro é infantil, que é para crianças. Minha nossa, essa é irresponsável. Ou está fora do tom. Enfim, a questão é: fazer sexo é uma coisa, escrever sobre sexo é outra. E lhe garanto não é fácil e nem é para qualquer um. Mas eu amei a sua resenha, a forma que você fez chamando atenção para tudo que foi importante para você, tanto no positivo, quanto no negativo. Achei uma resenha inteligente e interessante porque não elogiou por apenas elogiar e nem criticou por conta do modismo de criticar pelo simples fato de criticar. E o que mais amei é que em momento nenhum você depreciou o trabalho da autora, muito bem! Parabéns pelo respeito. Pois a gente pode até não gostar de um livro ou de um gênero, mas devemos respeitar o autor sempre. Pois sentar o bumbum na cadeira e escrever uma história não é nada fácil. ;)
    Desculpa pelo comentário enorme, querida, amei seu blog e vou espiar que já vi coisas aqui que fiquei curiosa... hehe
    Beijo, beijo
    She

    ResponderExcluir
  28. Quero muito ler *-*
    http://e-stranhasvertigens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Carol esse livro é bem polemico, vi muita gente falando dele, umas criticam, outras elogiam, gostei da sua resenha, muito bem polida, pra falar a verdade não é um livro que me agrade, mas adorei sua resenha, beeijinhooos amiga :) e quero ver as outras tbm!

    ResponderExcluir
  30. Já li em vários lugares críticas, comentários e resenhas sobre esses livros...
    Confesso que tenho muita curiosidade em lê-los!! Apesar de tudo, devem ser ótimos (:
    Gostei da resenha!!

    Beijos,
    Marcella
    Diário de Marcella

    ResponderExcluir
  31. Ainda não li o livro, mas, como você disse, eu penso que não iria me interessar muito pela minha faixa etária e tal. Mas espero um dia ainda ler, não é mesmo?
    Ah, e minha madrinha leu ele e disse que é mesmo um livro que te prende!
    Enfim, adorei a resenha e o fato de você ter se aberto a novos gêneros pra fazê-la! :D
    Beijocas!

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Oi, Carol! Saudades daqui s2
    Já li "Cinquenta tons" e gostei muito, a leitura é rápida, flui muito naturalmente!
    Estou lendo o segundo livro, até agora parece ser bom!

    Feliz 2013 para você, muitas conquistas :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Gostei muito da sua resenha Carol porem discordo de você eu não gostei do livro e nem recomendo ... quer dizer eu digo para pessoa ler e tirar suas proprias conclusões!
    bjos
    Céu de Letras

    ResponderExcluir
  34. p.s. nunca usei o picnic,sou lenta no processo ,voce viu? haha
    é bom usar o pixlr, né? ;)
    bjs!

    ResponderExcluir
  35. Confesso que fico mega curiosa para ler a trilogia, mas sei lá, a historia não me chama tanto atenção assim. Eu acho que já passei dessa idade de ficar curiosa sobre coisas de sexo KKK (falou a tiazinha -QN). Eu confesso que já li varias fics "hot" em que a linguagem não era nada "delicada", aliás, eu posso dizer que ate aprendi e tirei varias duvidas lendo elas HAHA Mas abafemos ok?

    A tua resenha está bem equilibrada, nem falando muito bem e nem falando muito mal sobre o livro, o que pra mim, é a realidade. Já li 98894398498389 resenhas sobre os livros e mesmo eu não tendo lido, acho que é assim mesmo. Ele não é nem bom e nem ruim, é apenas uma estoria excitante. ASUSASAHHUSAUHSAUHSAHUSAUHUAHSUHAUHAUHAUHAUHHUA

    http://rascunhosdasuuka.com/

    ResponderExcluir
  36. Oi! Adorei a sua resenha e a sua opinião sobre o livro, mas não tenho vontade de lê-lo, sabe. E nem é por ser erótico porque já li livros deste gênero e até gostei, mas a minha birra mesmo com esse livro é a estória que não me chama em nada a atenção.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Todos falando desse livro . Acho até que vou compra-lo .
    Seguindo , pode retribuir ?
    Grande beijo .
    http://sabrinasilvacardoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Sei que é chato, mas recém estou começando meu blog. Se tu puder passar lá e dar uma olhadinha, eu agradeço muito, muito. Se gostar, segue que eu sigo de volta. Obrigada e desculpa o incômodo.
    http://casos-demulher.blogspot.com.br/

    E a saga dos livros são ótimas!!

    ResponderExcluir
  39. Cara, não tenho a menor vontade de ler este livro... Pela sua resenha acho q nunca leu um livro erótico, mas eu to acostumada e a maioria q li são bons, mas esses aí n parecem dos melhores. Já leu os livros da Marian Keyes? São comédias românticas deliciosas de se ler q tratam o erotismo de uma forma mt legal :)

    ResponderExcluir
  40. Ainda não li Cinquenta Tons e no momento não tenho vontade de lê-lo...e isso nem é porque se trata de um livro erótico....talvez seja pelo fato de já ter lido muitas resenhas criticando a narrativa da autora..... gosto de ler livros bem escritos...mesmo que a história não seja tão boa...
    Isso tem me desanimado a lê-lo...mas um dia com certeza eu vou ler, mas por enquanto tenho outros bem mais legais me esperando !

    ResponderExcluir
  41. Sou curiosa pra saber tudo sobre o livro, mas muitas pessoas falam que se for esses livros irei perder meu tempo e outros falam que é ótimo, mas cada um tem uma opinião.
    One Esmalte
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  42. Eu estava lendo a uma parte dos emails, já sei que não é o livro pra eu ler, não ia conter as minha risadas HAHAHA Bézinha, ficou muito bom o post!

    ResponderExcluir
  43. Pra quem não é acostumada com o gênero, o livro é bom. Pra quem já lê esse tipo de livro, 50 tons de cinza é um lixo. (é a opinião sincera de outras pessoas)
    Eu nunca li então não julgo e não posso opinar, mas tenho quase certeza de que vou achar tonto porque já leio romances eróticos.

    Beijo!
    http://www.quaseatoa.com/

    ResponderExcluir
  44. nossa quente mesmo esse livro né?fiquei super curiosa pra ler. rs
    bjus

    http://anavidadeestilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Acho que todos devem tentar um novo gênero, mas nesse caso tem que haver a maturidade, como você disse. Há vários comentários ofensivos tanto em relação ao gênero, quanto a obra em si. Depois que Cinquenta Tons foi lançado e viram que fez sucesso, vários escritores escreveram obras semelhantes, até vi uma com o título quase idêntico.

    Gostei de como você abordou as questões!

    Beijos

    ResponderExcluir
  46. Também ganhei o box do livro do meu namorado, e falta apenas Eu terminar o Cinquenta tons de liberdade, Eu gostei muito...é uma leitura que realmente prende nossa atenção...
    beijinhoos
    http://ladysfashion-mn.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. nossa q legal..seu namorado te deu a trilogia!!Tbm fiquei mega curiosa com este livro de tanto os outros falarem...e depois de tanto tempo resolvi ler.No primeiro livro eu só sabia reclamar do Grey...a impressão q eu tinha era:"nuss...q cara idiota,o q ele tá fazendo?rsrs..." confesso q nem senti vontade de ler o 50 tons mais escuros.Mas não gosto de começar uma coisa e não terminar.Então lá fui eu baixar o 2º livro e desta vez fiquei reclamando da Anastasia o tempo todo:"q sonsura!pq ela fez isto?mas q p**** é esta" Detalhe:eu não falo palavrão nem coisa do tipo pra nada na minha vida e durante o periodo da minha leitura foi o q eu mais soltei...heheh..acho q peguei a mania da "Ana".E por fim ,de tanta curiosidade baixei o terceiro livro e confesso q achei bem estranho o começo dele...é meio confuso(pode ter sido a tradução tbm..não sei..).Mas com certeza é o mais emocionante e lindo de tds. A autora começa a escrever de verdade sabe?tem ação,sentimento..muitas emoções.Não vou falar pq vc ainda vai ler!Desculpe pelo comentario enooorme,é que terminei a saga esta semana ai já viu neh?quero compartilhar com alguem!rsrsrsrs...Espero q vc goste no fim das contas e não esquece de me avisar qdo fizer as outras resenhas tá bom?
    Boa leitura!! =)

    poquimdemim.blogspot.com

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!