15 de janeiro de 2013

@mor - Resenha Crítica

Olá leitores, tudo bem?

Como ainda não começaram as aulas na faculdade (fa-cul-da-de, que sonho!), fico uma parte do meu dia trabalhando e, na outra parte, acabo conseguindo ter tempo de sobra para a leitura. Domingo, passei quase o dia todo no sofá lendo este livro e acabei ele logo na segunda. O que eu vou confessar agora é que estou apaixonada tanto pela história em si, pelos personagens, pelos fatos... não consigo tirá-lo da minha mente! Isso é loucura, não é? Então, vim compartilhar um pouco dela com vocês.




Título: @mor

Autor: Daniel Glattauer

Editora: Suma de Letras

Número de páginas: 184

Avaliação do conteúdo: 5/5
                    capa: 5/5
                    diagramação: 5/5

"Escrever é como beijar, só que sem os lábios. Escrever é beijar com a cabeça."

Re: Resenha 

Já pensou em enviar um e-mail por engano e, depois disso, se dar conta de que a sua vida nunca mais seria a mesma? 

Leo Leike recebera um e-mail de uma tal Emmi Rothner lhe desejando boas festas. Emmi Rothner? Quem? Ao invés de simplesmente ignorar a mensagem que parecia ser um engano, uma vez que não conhecia ninguém com este nome, Leo começou a se corresponder com Emmi e foi este o início de uma relação de "amizade" virtual que mudaria a vida dessas duas pessoas. 

Um e-mail atrás do outro, eles começaram a se conhecer, trocar confidências sobre o dia a dia, a ser a companhia um do outro. Com o tempo, as conversas começaram à evoluir, tomando um outro rumo. Pareciam um tanto quanto apaixonados... O problema? Ah é, Emmi era casada, tinha dois filhos e um gato que comia ração de cachorro. Não dava pra simplesmente largar tudo e arriscar com um cara que nunca tinha visto na vida, que nem sabia se era mesmo aquilo o que ela queria. A verdade é que, além disso, eles tinham medo de que um não gostasse do outro mais do que se gostavam na vida virtual. Neste mundo paralelo, os dois eram felizes e um pertencia ao outro. Era bem mais fácil, não é mesmo? 

Então, eles não arriscavam, apenas deixavam acontecer e mantinham aquela "amizade" que haviam construído até tal ponto. Mas, será mesmo que Leo e Emmi conseguiriam não se apaixonar um pelo outro e não se arriscar, deixando suas vidas intactas, como sempre foram antes de um ter conhecido o outro?



Fw: Crítica

Primeiramente, gostaria de agradecer o meu amigo Heitor, que foi a pessoa responsável por ter me presenteado com este livro no finalzinho de dezembro. Você não tem noção de como eu amei este presente, mesmo sendo eu quem escolhi! HAHA

Agora, voltando à seriedade. *pfff*

Quando peguei este livro pra ler, tinha largado-o na cama e, depois que a minha irmã deu uma folheada nele e disse "meu Deus, esse livro é contado apenas por e-mails?", eu fiquei um pouco ressabiada em lê-lo. Achei que seria um tanto quanto chato, cansativo, maçante, etc. Mas, mesmo assim, comecei a leitura. Comecei e não consegui mais parar, de verdade. 

Ao começar a lê-lo, acabei me identificando com a história. Isso não quer dizer que eu esteja vivendo isso, ou algo do tipo, mas já aconteceu algo parecido comigo, então este fato me prendeu muito á ele. Talvez por essa proximidade, não conseguia parar de torcer para que tudo desse certo na vida dos protagonistas, para que eles se encontrassem e fossem viver felizes para sempre. Eu me envolvi com a história de uma forma inexplicável e, por vezes, até chorei quando não havia nada pelo o que chorar. Sou uma mula mesmo, mas enfim. 

Mesmo com o livro sendo todo escrito em formato de correspondências via e-mail, ele não se tornou chato, muito menos cansativo! Tudo pareceu uma grande conversa de um chat que ia evoluindo com o tempo, mostrando como duas pessoas acabaram se apaixonando apenas por palavras umas das outras. E, todo essa narrativa que não parava de progredir, faz com que o leitor fique preso à ela, querendo descobrir tudo o que irá acontecer na vida de Emmi e Leo. 

@mor acaba de um jeito completamente desesperador. Não sei como o autor teve coragem de fazer um final como aquele, porque aposto que todos que leram ficaram chocados. Só que, a parte boa de tudo isso é que a história não teve o seu fim logo no primeiro livro. O segundo será lançado em maio, ou seja, haverá mais chances para que o casal virtual fiquem juntos! Agora é esperar a continuação e, o meu conselho para quem ainda não leu é: leiam, mas leiam perto da data do lançamento do próximo, pois vocês não vão aguentar de ansiedade! 





Espero que sigam o meu conselho de leitura e, por favor, aos que já leram, deixem seus comentários à respeito desta belíssima história. 

Ah, e gostaria de encerrar o post com um questionamento do livro:

"Se você já encontrou a pessoa perfeita, por que se arriscar a conhecê-la?"

Beijos, 
Caroline. 



25 comentários :

  1. Oi, acho q vou ler esse livro...fiquei curiosa com a história...até porque conheci meu esposo na internet, mas não foi bem por email...rs...foi por site de relacionamento! :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse livro.....li logo após o lançamento e me surpreendi .....não tinha lido nenhum com formato de e-mail e gostei bastante...é uma leitura rápida!
    Mas o final...é de enlouquecer!!!! Não acreditei que ele foi capaz de terminar daquela forma...não vejo a hora do lançamento da continuação!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Carol!
    Parabéns pela resenha!
    Confesso que tenho muito interesse em ler essa obra, a única coisa que eu não sabia é que haveria um continuação dessa obra. Quem sabe daqui para o lançamento do próximo lançamento eu leia essa obra (;

    Abraços.
    Natalia.
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Li a resenha e achei o livro bem legal

    http://juhhrabelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. ai, fiquei super curiosa, quero saber o final, nos conte viu. Bjssss
    http://glamouremestilobyrosaolin.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tô curiosa agora vei ! hsuhausahusha
    http://sabrinasilvacardoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. A história parece ser bem legal. Já li livros escritos em formato de email e gosto bastante, sai um pouco da escrita usual. Fiquei curiosa ^^
    http://likecritics.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Carol.
    Primeiro quero parabenizar você por este blog super descontraido. (procurei muito por outros blogs de livros e leitura mas não achei nenhum como o seu)
    Eu adorei a sua resenha e sua dica e me fez querer muito ler este livro.

    Obrigada.
    Beijos de sua mais nova leitora, Vanubia.

    ResponderExcluir
  9. Adoreiiiii....mas esse negócio de suspense não é comigo..quero saber o final..hahahahahaha
    adoreiiii!!!

    Bjussss

    Passa lá!!!
    http://nathysays.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Fiquei curiosa! Quero ler esse livro

    Beijos
    http://fashioncaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, me deixou ainda mais curiosa! Sou louca para ler este livro, mas todos comentam deste final desesperador haha, acho que vou esperar lançar o próximo para correr atrás deste livro haha.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Carol,
    Essa foi uma das resenhas que mais me chamou atenção! Uma graça essa história que começou por engano e que se tornou uma amizade virtual forte! Fiquei desesperada imaginando a dor que é no final eles não terminarem juntos, mimimimi. Mas é como você falou, bom que tem o segundo livro \o/
    Já quero ler!
    beijo!

    Ver nas Unhas

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, fiquei com vontade ler esse livro!
    One Esmalte
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus , acabei de postar em um blog que não gosto de ler .. rsrs
    Mais quando entrei no seu blog e vi essa resenha , fiquei super curiosa para ler esse !
    *-*

    Adorei :)

    rosachoquemakeup.blogspot.com

    Bjus

    ResponderExcluir
  15. ótima resenha ;D
    bjim
    http://esmaltechic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha, esse livro parece ser muuuuito bom, adoro histórias assim!
    Bjs, http://vicbarbosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. O livro parece ser bem interessante e curiosa, eu compraria e leria ele, se não fosse pela lista enorme de livros que tenho que ler esse ano :B HAHA E que por sinal, grande parte dessa lista são livro indicados pela senhorita viu u-u
    UHSAUHHUSAHUUHASUHSASUHAHUSA

    Quanto a pergunta do final do post, acho que encontrar é uma coisa e conhecer é outra. Eu encontro pessoas legais e que eu poderia ter uma amizade ou relacionamento todo dia na rua, agora já conhecer é bem diferente. Por que, por mais que a gente pense que conhece uma pessoa a gente não conhece! Por mais que conviva, não conhecemos 100% :s Eu me arriscaria conhecer uma pessoa, porque acho que é melhor se arrepender de ter feito/arriscado do que se arrepender de não ter feito, entende?

    http://rascunhosdasuuka.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá Caroline
    Fiz uma visita no seu blog e achei interessante. Estou me tornando seguidor de seu blog e gostaria que você visitasse o meu blog também e torna-se seguidora dele. O meu blog possui estudos bíblicos e notícias religiosas que saem na imprensa. Você vai gostar. Deus abençoe.
    Rafael Carlos
    fidelidadeajesus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Sério que tem continuação? Pensei que fosse só um! Todos falam super bem a respeito da história, parece muito bom! Fiquei interessada, aliás faz tanto tempo que não leio um romance realmente bom, rsrs!

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. kkkkkkkkkkkk meldeuso parece comigo gente.Eu já me correspondi com um menino que eu nunca tinha visto por msg de celular.Vê se pode,tem doido pra tudo.Muito bacana a estória.
    Beijos,
    Blog paisdas-maravilhas

    ResponderExcluir
  21. Caramba, eu sempre quis ler esse livro e agora mais ainda.
    Confesso que não sabia haver uma continuação, mas fiquei super curiosa para saber como essa história terminou. Deve super tensa uma situação dessa, né? rs
    Se apaixonar virtualmente e ter um marido :x
    Acontece mais ou menos isso em esposa 22 e eu gostei bastante da leitura, haha.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  22. Muito bacana sua resenha, gostei bastante! Sempre leio críticas bem positivas quanto a esse livro, mas é a primeira vez que sinto realmente vontade de procura-lo para ler, você colocou muito bem sua opinião na resenha, e achei ótimo como foi feita =D

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Caroline, tudo bem?
    Fiquei muito curiosa agora! Não sabia que o livro era contado a partir de e-mails! Sem falar que a sinopse é muito interessante! Só tenho medo desse final desesperador rsrs
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!