18 de dezembro de 2012

Cosmópolis - Resenha Crítica

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje vim aqui dar a minha opinião a respeito de um livro que li recentemente e que também acabou virando filme! Espero que gostem!




Titulo: Cosmópolis

Autor: Don DeLillo


Editora: Companhia Das Letras

Número de páginas: 197

Avaliação do conteúdo: 5/5
capa: 5/5
diagramação: 5/5


"O futuro se torna insistente. Por isso alguma coisa vai acontecer em breve, talvez hoje. Pra corrigir a aceleração do tempo. Trazer a natureza de volta ao normal, mais ou menos."



RESENHA

Erick parker é a personificação do dinheiro, 28 anos e dono de um império que vale milhares de bilhões de dólares. Em um dia de abril dos anos 2000, Erick acorda e resolve cortar o cabelo, porém o presidente está na cidade e as bolsas de valores estão pavorosamente instáveis.  O que pode acontecer num dia? Erick é o gênio de uma época, prevê o movimento das moedas e se adianta, aumentando a cada dia o seu império, mas por quanto tempo? Um gênio arrogante, uma limousine que serve de escritório, motel, consultório médico. Sem contar com a ameaça iminente de um louco com uma arma que o ameaça de morte. O que pode mudar em um dia? “(...) algo acontecerá logo, talvez hoje.”


CRÍTICA

O que falar de um livro sobre a previsão do futuro? DeLillo escreveu Cosmópolis em 2003, foi seu décimo terceiro romance. Ele usa o mesmo tipo de escrita de “On the Road”, fatos acontecendo rápido, diálogos com pouca pontuação. Mas, em Cosmópolis, esses fatos funcionam, dão um ar diferente ao texto. É um dos livros mais difíceis que já li, não pelo fato do texto reflexivo mas sim pela densidade das personagens. cada uma delas uma metáfora, cada personagem tão simples e complexa ao mesmo tempo.

DeLillo força a reflexão do leitor, logo no começo Erick Parker acorda e deseja mais que tudo cortar o cabelo e nem sequer liga que o presidente esta na cidade. Pronto em menos de duas páginas a maior metáfora do livro: o poder financeiro testando os limites do poder político. Para DeLillo o mundo contemporâneo fundiu a vida pessoal e o trabalho. Na vida de Erick não ocorre distinção entre trabalho, dinheiro e relacionamento.

Tudo isso e muito mais nos forçando a pensar aonde tudo irá dar. Diálogos reflexivos durante todo o texto. Cosmópolis é um texto alegórico e essencialmente exagerado mas ao mesmo tempo é perturbador e questionador.

Cosmópolis não é uma critica ao capitalismo, mas a constatação de sua evolução, e Erick é a personificação desse sistema. Erick é Ícaro de hoje em dia, construiu suas asas para deixar sua cidade mas por voar perto do demais do sol, caiu e morreu, Erick por seu poder sem remorso e pela sua ambição desenfreada declara falência. Cosmópolis é isso, é paixão, é política, é economia. Tudo junto e misturado em uma historia sem precedentes, um clássico para os tempos economicamente perturbadores que estão por vir. 


Gostaria de saber se vocês, leitores do blog, gostam de livros com esta temática, que nos fazem pensar a respeito das coisas que cercam a sociedade de hoje. Se alguém já leu Cosmópolis, o que achou?! Estou curioso!

Até a próxima resenha,
Gustavo Bracco.

17 comentários :

  1. Eu ainda não li, mas curto essa temática. Quero ler.
    Beijo

    Papos de Gurias

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, era principalmente na Idade Média que não havia distinção exata entre a vida pessoal e o trabalho, os artesãos, enquanto não trabalhavam, buscavam aprimorar seu trabalho. "Hobbies", aquilo que se faz quando não está trabalhando, é um conceito moderno, pós-revolução industrial. Essa distinção se deu exatamente no momento histórico do capitalismo... E quanto ao capitalismo, enxerguei o livro como uma crítica sim...

    ResponderExcluir
  3. Oi Gustavo,
    Eu ainda não li este livro mas esta na minha lista, quero ler antes de ver o filme, apesar de que o ator escolhido já me embrulha o estomago kkkkk
    Eu gosto muito de livros com essa temática, não tanto politica e economia mas como visõ critica mesmo.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem duvida leia antes de ver o filme aahahaha posso dizer que o filme é totalmente fiel... até os dialogos sao muito parecidos, mas eu acredito que o livro te prende mais a atenção

      Excluir
  4. Parece bem interessante. Tem tanta gente hoje em dia que só pensa em dinheiro, seria bom lerem esse livro néh.♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem duvida... a relação do erick com a mulher dele é totalmente fria, eles mal se conhece e se casam somente para juntar as duas fortunas bilionarias

      Excluir
  5. Um livro bem completo, Carol. Adoro temas que envolvem política, economia e afins. Me interessei muito. Linda resenha, Carol!
    beijo!

    Ver nas Unhas

    ResponderExcluir
  6. Oi Gustavo! Os livros que desafiam a reflexão por parte do leitor são muito bons mesmo! Me interessei bastante pelo livro depois de ver seus comentários, o uso das metáforas deve ser muito bacana - apesar de confuso, se não bem construídas. Enfim, sua resenha ficou muito boa! Espero assistir ao filme também! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as metaforas sao as partes mais excitantes do livro... sem duvida tem que ler alguns paragrafos mais de uma vez para entender... esse livro te proporciona uma certa "ressaca literaria" vc nao consegue ler nenhum outro livro em seguida por que sua mente fica pensando um bom tempo naquilo que foi lido

      Excluir
  7. Curto bastantes livros assim que nos façam pensar e refletir sobre a sociedade de hoje. Não conhecia Cosmopólis, mas, fiquei bastante interessado nele.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sobre a sociedade de hoje e sobre como ela sera amanha... uma literatura sem igual

      Excluir
  8. Esse livro parece ser ótimo, fiquei bem interessada em ler

    Beijoos!
    simplesglamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oioi...
    Parece ser interessante, não li o livro nem vi o filme... não sou muito fã desse tipo de livro... mas pela critica e sinopse eu fiquei interessada... =D
    Vou tentar ler o livro... ;D
    Bjos e Braços... ;***


    http://vialiesmaltes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muitas pessoas nao sao fas desse tipo de livros. muitos deles sao tediantes e cansativos de ler por se tratar de um assunto nao tao legal quanto vampiros e anjos... uma hora, toda aquela literatura fantastica que vc le nao é mais suficiente para o engrandecimento do caracter

      Excluir
  10. Gosto de livros que sejam gostosos de ler, pra mim não importa o tipo dele.
    Adorei o post!
    One Esmalte
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  11. Nao consigo imaginar filme melhor para indicar ao pessoal, levando em conta a situação atual rsrs

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!