5 de outubro de 2012

O Nome do Vento - Resenha Crítica

Olá pessoal, tudo bem?

Meu primeiro post aqui e, pois é, sou viciado em literatura fantástica! Portanto, acho que nada melhor para minha primeira resenha do que um livro que eu considero leitura obrigatória aos fãs de uma boa fantasia e claro, pra quem não curte também.





Título: O nome do vento

Série: A Crônica do matador do rei - Primeiro dia

Autor: Patrick Rothfuss

Editora: Arqueiro

Número de paginas: 656

Avaliação de conteúdo: 5/5
                       capa: 5/5 
                       diagramação: 5/5

Meu primeiro mentor me chamava de E’lir, porque eu era inteligente e sabia disso. Minha, primeira amada de verdade me chamava de Duleitor, porque gostava desse som. Já fui chamado de Umbroso, Dedo-Leve e Seis-Cordas. Fui chamado de Kvothe, o Arcano; e Kvothe, o Matador do Rei. Mereci esses nomes. Comprei e paguei por eles. Já resgatei princesas de reis adormecidos em sepulcros. Incendiei a cidade de Trebon. Passei a noite com Feluriana e saí com minha sanidade e minha vida. Fui expulso da Universidade com menos idade do que a maioria das pessoas consegue ingressar. Caminhei à luz do luar por trilhas de que outros temem falar durante o dia. Conversei com deuses, amei mulheres e escrevi canções que fazem os menestréis chorarem. Vocês devem ter ouvido falar de mim."

RESENHA

O nome do vento é obviamente uma das melhores obras de fantasia dos últimos tempos. Onde, em cada virada de página, uma nova descoberta nesse novo mundo acontece e a personagem principal se torna mais intensa. A historia começa na pousada marco do percurso onde um estalajadeiro aos poucos esquece quem foi e o que fez, trocando uma vida de aventuras por uma simples vida pacata. Tudo muda quando o cronista aparece e convence esse mesmo estalajadeiro a contar sua historia. A historia de kvothe. E assim começa a nossa jornada...

O jovem Kvothe, que vivia com sua família numa trupe itinerante, vê sua vida mudada quando encontram um arcanista e, nesse momento, a historia ganha a pitada de magia necessária. Neste mundo incrível existem pessoas que sabem o nome das coisas, e assim controlando-as. Kvothe se vê incrivelmente apaixonado pela magia quando vê o arcanista conjurar o nome do vento e ele o obedecer, mas nada é só alegria, uma vez que sua família é brutalmente assassinada por um grupo chamado Chandriano.

Nessa primeira parte da historia acompanhamos a luta dele para sobreviver quando tudo o que conhecia tinha acabado, quando tudo fora retirado dele, queimado, enferrujado e apodrecido pelo Chandriano.Vemos um jovem Kvothe lutando com o sonho  de ir para a universidade e aprender o nome de todas as coisas, e vemos também um Kvothe louco por vingança. Sem falar no Kvothe tocador de alaúde, e como em uma descrição, você consegue sentir o poder da música e a emoção por ela transmitida.

Podemos dizer que não passa um conto de fadas tenebroso, no qual, em algumas partes, a única coisa que você ira querer é dar um abraço reconfortante em Kvothe e dizer que tudo vai melhorar. Não há como não sentir compaixão, poucos livros me fizeram sentir essa alucinante vontade de entrar na historia.


CRÍTICA

Um livro de estreia muito bem escrito, eletrizante do começo ao fim, com a curiosidade sempre presente para saber o porquê do personagem receber  tantos nomes em diversos momentos de sua vida.

O livro mistura capítulos extremamente curtos com capítulos absolutamente compridos, o que acho que dá um ritmo diferente na leitura, pois a impressão que passa é que algumas coisas que aconteceram merecem muita atenção, mesmo tendo durado pouco tempo.

Para um escritor de fantasia, Rothfuss cria uma narrativa rica em detalhes mas não cansativa (na minha opinião, uma das melhores publicadas atualmente no gênero). O mundo fantástico criado por ele foi desenvolvido notavelmente com capricho e determinação. É um livro profundo e apaixonante, que desperta no leitor a sensibilidade de se apaixonar pela vida de trupe dos Edena Ruh, pelas canções, pelas paisagens deslumbrantemente descrita e por muitos outros fatores.

Uma leitura maravilhosa e rápida onde em cada fim de capitulo você decide que vai ler mais um só pra ver o que acontece no final. Ou seja, obra super recomendada, a todos os bookaholics, sejam fãs de fantasia ou não.


 - Espero que tenham gostado da minha primeira resenha e, por favor, não esqueçam de deixar sua opinião aqui nos comentários, ok? 


Abraços,
Gustavo Bracco


20 comentários :

  1. Adorei a resenha!
    Eu já vi esse livro várias vezes, mas sempre fiquei com um pé atrás por ser grosso e por eu saber que é um livro com várias descrições; minha experiencia com livros muito descritivos não foi muito boa... até hoje não comprei as continuações de Coração de Tinta :/
    Mas você me deu vontade de ler esse livro! Vou ver se consigo pega-lo emprestado com alguem, afinal, como um boa leitora estou lotada de livros pra comprar

    Cláudia do http://meuorgulhopessoal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola claudia, tbm nao tive muitas boas experiencias com livros descritivos (senhor dos aneis) demerei muito tempo pra terminar pelo fato das ações empolgantes demorarem muito pra começar. mas "o nome do vento" nao tem nada disso, um livro super empolgante

      Excluir
  2. Excelente resenha !
    Daquelas que deixam a gente morrendo de vontade de ir até a livraria mais próxima e comprar o livro no ato ! (:
    Ainda mais que sou super fã de literatura fantástica, me interessou muito !

    Beijo,
    Um excelente fim de semana e meu muito obrigada pela resenha/dica !

    Jhosy
    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Gustavo!
    Parabéns pela resenha!

    Não é de hoje que me falam super bem do livro, como pude ver agora, e é isso o que me atraiu bastante. Foge do convencional, já que pelo que pude notar é um livro de fantasia epica, né?

    Beijos :*
    Natalia. http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola natalia.
      primeiramente obrigado e sim, "o nome do vento" é sim um livro de fantasia epica (o subgenero de fantasia que eu mais gosto)

      abraços

      Excluir
  4. Olá
    Esse é um livro que tenho vontade de conhecer, já li inúmeras resenhas positivas sobre a leitura. Todo esse mundo fantástico criado por Patrick Rothfuss é bem interessante.
    Já coloquei na minha lista de desejados a bastante tempo, vou ver se consigo comprar.
    Excelente resenha!

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola lucas,
      obrigado.
      compre mesmo "o nome do vento" aposto que sera um bom investimento, ja que vc nao vai ler ele só uma vez

      Excluir
  5. Olá Gustavo,
    Gostei da sua resenha, muito bem escrita e empolgante. Entretanto não gosto muito de livros do gênero fantasia. :/
    beijo!

    Ver nas Unhas

    ResponderExcluir
  6. Olá ;D
    adorei a resenha!
    bom final de tarde!!

    bjim
    http://esmaltechic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Está na minha lista. Sou louca para ler, mas ainda não tive oportunidade.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. eu gostei da resenha, só nao entendi porque vc colocou critica ai D: a resenha em si já vem com a sua opiniao.
    pelo menos é pra vir.
    por isso achei o lance "critica" desnecessario
    mas a resenha está muito bem escrita, eu adorei.
    sem contar que meu genero preferido é fantasia :)

    ResponderExcluir
  9. eu acho que achei um pouco estranho pq a carol usa critica apenas e vc usou as duas palavras.
    resenha e critica.
    entende...acho que chega a ser isso e os outros pontos q eu falei no comentário anterior

    ResponderExcluir
  10. Tenho ele na minha estante de livros para ler, gostei da resenha, deu vontade de começar logo.

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes

    ResponderExcluir
  11. Adoro uma boa aventura, e tenho curiosidade em ler esse livro!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro ler livros desse tipo, acho interessante e que envolve bastante o leitor!

    saladadefrutasbr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Poxa deve ser legal mesmo, atualmente estou terminando o livro: quando chega a hora de Zíbia mais quando acabar vou ver se leio esse.

    http://ianapaulinhaaaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol, adorei a resenha! não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa!

    beeeijo
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  15. De uns dias pra cá, eu tenho começado a pegar essa vontade de ler e esse livro me deixou bem curiosa, não o conhecia, mas vou tentar lé-lo o mais rápido possível. Ainda mais porque adoro fantasia. Adorei a resenha, ficou muito boa :DD

    beijos :**

    ResponderExcluir
  16. Já fiquei curiosa para ler, vou procurar!
    Te desejo uma ótima semana, beijos!

    www.novamodaemdestaque.com

    ResponderExcluir
  17. Não li nenhum livro dessa série,
    mas, sempre vejo comentários super positivas dele.
    E além disso, acho as capas lindas.

    Bjos,
    Verbologia Pink

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!