12 de setembro de 2012

Guerreiros da Esperança - Resenha Crítica

Olá leitores, tudo bem?

Estou conseguindo ler com mais tranquilidade os livros que compro/recebo agora, depois das férias. Deveria ser ao contrário, mas enfim. Então não se assustem com a quantidade de resenhas que andarei postando aqui, ok? rs

A resenha de hoje - atrasadérrima! - é de um livro que recebi da Editora Arqueiro como cortesia. Fiquei bem feliz na hora, porque eu já estava querendo muito comprá-lo, então se eu não tivesse ganho, de qualquer forma ele iria direto para a minha estante. Quer saber o que eu achei desta obra? Então confira a resenha abaixo!



Título: Guerreiros da Esperança

Autor: Andrea Hirata

Editora: Arqueiro

Número de páginas: 277

Avaliação de conteúdo: 4.5/5
                       capa: 5/5
                       diagramação: 4.9/5

"Eu me sentia incrivelmente sortudo por estar ali, no meio daquela gente incrível. Havia beleza naquela escola pobre, uma beleza que eu não trocaria por mil escolas luxuosas." - página 22

Resenha

Diferente da maioria dos livros que eu leio, a estória deste se passa num lugar que não é muito falado nos títulos direcionados para o público de jovens adultos que estão mais na "moda". O lugar é a Ilha de Belitung, na Indonésia. Já tinha ouvido falar neste lugar? Não? Nem eu. E daí que logo de cara você relaciona o livro com um subtítulo desse com um país pobre e desigual como o retratado nele e já vem aquele pensamento de "nossa, esse livro deve ser chaaaaaato". Tá, vou confessar que eu pensei isso, porque não estava nem um pouco com vontade de ler um livro dramático que fala da desgraça alheia causada pelo capitalismo, mas nossa, depois de eu ter acabado a leitura, desejei nunca ter tido aquele pensamento infame.

A situação com a qual me deparei:

1) Uma escola numa aldeia bem pobre, sem quase nenhum recurso para se manter.
2) Uma única professora sonhadora (Bu Mus).
3) Um diretor guerreiro (Pak Harfan).
4) Onze crianças fazendo de tudo para conseguir estudar para tentar ser alguém no futuro e ter uma vida melhor do que as que os pais podem lhe dar.
5) A desigualdade estrondosa de um país colonizado por holandeses, onde as únicas coisas que parecem importar lá se chamam "estanho" e as empresas que fazem a extração do estanho. Fora isso, nada mais importa.
6) O governo não se preocupa com a educação das crianças, pois muitas famílias necessitam que seus filhos trabalhem ao invés de estudar para conseguir ajudar no sustento da família.

A vida na Ilha de Belitung não é nada fácil, então pelos fatores mencionados acima, já dá pra se ter uma ideia do que é essa tal batalha que tanto essas onze crianças quanto esses dois mestres educacionais tem de lidar todo santo dia para lutar a favor da educação, mesmo que seja pouca. No decorrer do livro, somos apresentados a histórias de vidas maravilhosas e que servem de exemplo para muitas pessoas. Cada aluno e mestre da escola Muhammadiyah tem a sua vida e seus momentos narrados na estória, sem nenhuma indiferença, tirando o fato de Ikal ser o personagem principal, narrador do livro e, é claro, acaba tendo um foco maior na vida dele. Todas essas pessoas possuem ambições - sejam elas pequenas ou aquelas de sonhadores mesmo - e, é lindo ver como eles são persistentes quando se deseja muito algo.

Com o passar dos anos, haverão conquistas e também decepções na vida dessas pessoas, coisas que nenhum deles um dia sonhou que fosse acontecer. Uma história real, quase sem nada de ficção, que mostra que na vida nem tudo é fácil e que, ás vezes, o que a gente dá menos valor é o que mais importa. 

Crítica

Eu tentei, juro que tentei, não demonstrar meus sentimentos -e minha revolta - na resenha e guardar tudo pra parte da crítica. Mas sério, é difícil fazer isso quando a estória mexe com você. A maioria das crianças/adolescentes de hoje em dia não dão o valor merecido à educação que possuem. E eu odeio admitir isso, mas depois de ler este livro, me sinto péssima ao reclamar da escola e da qualidade de ensino do nosso país, porque pelo menos nosso país tem escolas e, mesmo que o governo não dê a importância merecida para a educação, já é uma escola e ponto final. E lá, no lugar apontado no livro, não existe nada disso, nenhum estímulo e nem nada que façam as crianças quererem estudar. Pelo contrário, há o estímulo para não estudar! Seria muito bom se não passasse de uma estória tirada da mente de um autor bem criativo, mas o pior de tudo é que não é ficção! É a realidade, a realidade que muitas  pessoas ainda não se ligaram disso.

Por mais que a situação encontrada no livro não seja a das melhores, o livro possui uma narrativa cheia de informações culturais sobre a Indonésia (você sabia que o que garante a economia de lá é o estanho? ou então, você sabia que ela foi colonizada pelos holandeses?) e, num geral, sobre como funciona a sociedade naquele país. Não é uma história triste e chata, como a primeira impressão parece ter dito isso, mas muito interessante, com vários momentos engraçados e que vão permitir você fazer uma relação com o livro 'Capitães de Areia', do Jorge Amado, por causa da semelhança que há na vida das crianças desses dois títulos.

Como é um livro cheio de conteúdo e etc, pode não ser um livro adequado para um momento de relaxamento, de leitura apenas por diversão. Agora, se você quer se revoltar com algo que faz realmente sentido ou, se quer ficar atento com as coisas que acontecem nas diferentes partes do mundo, leia agora. É um livro que indico para todas as pessoas, um livro obrigatório, mas que vai haver uma época que cada um vai achar melhor para realizar a leitura. 

*Muitas pessoas acharam a capa estranha, mas, numa hora do livro, você vai dizer "aaaaaaaaaah, então é isso!" e vai perceber qual o significado desta capa! Não julgue uma capa sem antes saber o significado dela, rá!



Espero de coração que a maioria tenha interesse pelo livro, pois a leitura com certeza acrescentará algo na sua vida.

Se você já leu, por favor, deixe sua opinião nos comentários. Se quer fazer um debate polêmico sobre a desigualdade excessiva nos países mais desfavorecidos, então é "nóis causando" nos comentários! rs

Beijos, 
Caroline. 

64 comentários :

  1. Nunca li, mas parece ser bem interessante e diferente de você não achei que o tema seria chato, SHUAUHSHU. Achei bem legal e se um dia o ler, relatarei a minha experiência, haha.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Amo demais ler, e durante toda a minha adolescência devorava livros e mais livros... o desejo de ler não foi embora de mim, porém o trabalho ocupa todo o meu tempo. Lendo sua resenha, me deu uma vontade imensa de ir atrás desse livro agora mesmo!
    Parabéns pelo blog :)

    Beijos

    Gleikka

    ResponderExcluir
  3. Pow parece ser muito interessante mesmo! gostei a resenha e da crítica tbm flor, mt legal.

    http://ianapaulinhaaaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o seu blog
    se der pra você, retribua a sua visita no meu blog:
    csn-carolina.blogspot.com.br
    beijos!
    ah! e se você quiser seguir eu agradeço e muito!

    ResponderExcluir
  5. Deve ser bem tocante esse livro, nunca o li e já anotei o titulo para mim.
    beijoos

    ResponderExcluir
  6. Sua crítica foi fenomenal e o seu post sobre A Mediadora também!

    Amei seu blog e adoraria, do fundo do coração, se me seguisse!

    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  7. parece ser bem legal, eu tava doidinha pra poder ler esse livro

    http://blogclubeteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi carol!
    Gostei muito da sua resenha e fiquei curiosa pra ler esse livro, que eu não conhecia. Gosto muito quando um livro nos acrescenta em algo, como parece ser o caso desse! espero le-lo logo!

    beijos,
    Leticia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  9. Sério , suas resenhas tem o dom de me deixar incrivelmente curiosa pra ler o livro , depois de terminar de ler fiquei pensando. O que será que vai acontecer com as crianças ? ou qual é história delas ? Ou outras várias duvidas que me apareceram.

    relembrandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Acho super válido os autores falarem sobre educação, principalmente se for pra mostrar a realidade.
    Bjs

    http://noestilonamoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiii amore, eu achei bem interessante esse livro, mas não sei se leria viu flor...

    Beijos da Táta

    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br/
    @umdiaacadalivro

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto muito desse livro e pretendo ler em breve. Adoro chick-lit, mas tem vezes que é bom ler um livro com conteúdo um pouco mais político. Adorei a resenha.

    Flor, o meu blog se chamava Chick-lit Obsession, mas agora eu passei para o Wordpress e troquei o nome para Sanduíche de Palavras! Se você puder fazer uma visitnha, eu vou amar! ^^

    http://sanduichedepalavras.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Adoro suas resenhas flor!!
    Achei super interessante esse livro!

    Bjoss
    www.blogobabado.com

    ResponderExcluir
  14. Suas resenhas são ótimas, Carol. E essa foi fenomenal!

    Beijos, hannets.

    ResponderExcluir
  15. Não é o tipo de livro que eu pegaria pra ler, mas a história parece mesmo ser do tipo que mexe com a gente!

    ResponderExcluir
  16. Oi Caroline!

    A vista é sempre a primeira impressão de um livro, né? Confesso que não achei que seria um livro 'chato' mas de auto-ajuda! O título e a capa me passaram essa impressão!
    Acredito que livros reflexivos sejam bons sempre, não só a ficção, sabe...

    Amei sua resenha, linda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Carol,
    esse livro parece ser bom mesmo.
    Você me deixou com vontade de ler.
    Vou procurar.
    bjs
    http://bycarlarodrigues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie Carol !!

    Eu já estava bem curiosa para ler esse livro, confesso que adiei um tantinho a leitura pelo mesmo motivo que você. Fiquei muito abalada com ' A Vida em tons de Cinza' e não estava preparada para ler algo desse tipo. Mas sou uma eterna fã de 'Guerreiros' e fiquei deveras curiosa para ler esse livro. Sua resenha me fez suspirar de insatisfação por não tê-lo em mão para fazer a leitura imediatamente.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Nossa quando eu crescer eu vou ler tantos livros igual vc...kkkkkkkkkkkk
    Heim Caroline o único tutorial sobre icones das redes sociais que tenho é esse aqui, dar uma olhada...

    http://simplismenteedanny.blogspot.com.br/2012/08/tutorial-barra-para-redes-sociais-cat-us.html

    ResponderExcluir
  20. Adoro livro com conteúdo, que nos faça pensar e ao mesmo tempo adquirir conhecimento. E fiquei curiosa para ler só para ter esse AAAAAHHH de entender a capa.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  21. Por eu saber das informações que você citou, me deu vontade de ler o livro viu?
    e adoro suas resenhas!
    http://inexplicavelconsumismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. o livro parece ser ótimo e cheio de lições de vida! nós reclamamos demais, e esquecemos que tem pessoas quem tem muito menos a desfrutar.
    www.portefeminino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. So pela capa ja meu deu enorme vontade de ler! :D
    Muito obrigado pela passadinha la no blog ;D
    Tem post novo! Se tiver um tempinhos da uma passadinha por la ->->blog<-
    Bjinhus ;* ótimo final de semana pra você! :D

    ResponderExcluir
  24. Amei seu cantinho!

    Estou seguindo seu cantinho , será que daria pra você seguir o nosso?
    Esta rolando um sorteio super bacana de aniversario do nosso blog,corre lá e participa!!!
    http://mundinhodellas.blogspot.com.br/2012/09/primeiro-aniversario-do-blog.html
    beijinhos Kiki

    ResponderExcluir
  25. Realmente de impressão para mim, parece ser um livro meio chato, não é o tipo que eu gosto!
    Beijinhos, te espero no meu blog!
    vicbarbosa . blogspot . com

    ResponderExcluir
  26. Fiquei bem curiosa pra ler.
    Adoro o seu jeito de escrever.
    Beijos linda w bom fim de semana.

    www.esmaltesdadeiia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Que livro diferente, me interessou. Também não tinha ouvido falar desse lugar na Indonésia.♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. amei resenha e crítica!
    Obrigada pela visita no blog!
    Bjim e volte sempre :)
    Bel Carvalho
    http://actualprettyandfashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Menina sua resenha me deixou morendo de vontade de ler esse livro! http://anavidadeestilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. HUm..parece legal...é mesmo..eu achei essa capa sei la...kkkk deve ter o sentido na historia, ahh...eu adoro ver materias na tv sobre indonesia, a Asia e tudo sabe...poderia ser que eu gostasse!Mas como eu nao tenho paciencia...prefiro ler suas resenhas e criticas hahahah
    Beeijao!Tenha um otimo fds!

    ResponderExcluir
  31. Olá! Nunca tinha ouvido falar desse livro, parece ser linda e com uma super lição de moral e de vida. Eu te aprecio por ter o lido, sei que poucos gostam desse tipo de livro, mas ajuda a crescer a mente e muito!

    Beijo! Fer Zucolotto <3
    www.meianoiteequinze.com
    www.facebook.com/meianoiteequinze
    @meianoitequinze

    ResponderExcluir
  32. Nossa fiquei louca pra ler esse livro,parece se rum livor bem impactante!

    Beijos
    @girlteenvip
    http://girlteen-vip.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Olá ;D
    nunca vi falar desse livro
    bom final de semana!!

    bjim
    http://esmaltechic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Nossa parece bom!

    apequena-travessa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. parece exagero, mas o subtítulo me arrepiou. Não sei, me interesse pelo livro, vou procurar nas bibliotecas da minha cidade

    amei seu blog e já estou seguindo, segue de volta?
    http://quaseatoa.blogspot.com.br/
    bjs

    ResponderExcluir
  36. Nossa, esse livro parece que te tocou bastante mesmo. Eu tenho que admitir, não estava com muita vontade de lê-lo, mas agora eu estou. Curti muito sua resenha.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  37. Vi esse livro no catálogo da Arqueiro.
    Não dava muita coisa por ele não, mas depois da resenha vi que envolve uma estória muito linda e emotiva. Gostei.
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  38. nao conhecia, deve ser muito bom.
    beijo
    http://mysimplelife10.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  39. Ô Carol, fico doidinha aqui com suas resenhas, mais ainda por estar sem tempo para ler esses livros maravilhosos! Estou com uma lista imensa de livros da faculdade me consumindo... :(
    Mas esse com certeza vai para minha lista, me interessei e muito!
    beijo!

    Ver nas Unhas

    ResponderExcluir
  40. Olá,
    Obrigada pelas visitas no blog, ando ausente, sem tempo para o blog e retribuir as visitas, mas hj dei um jeitinho, rs..
    Admiro seu trabalho com as resenhas, é uma delícia ter esse contato diário com os livros e poder falar sobre isso, parabéns.
    Bjos
    http://esmaltesdalidi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Olá, passando p desejar uma boa semana!!!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  42. Deu muita vontade de lê-lo pelo seu relato. Mesmo que as coisas não mudem, este livro já marca um registro documental do que ocorre neste lugar. E para nós cabe valorizar o que temos, mesmo com defeitos e deficiências em vista dos que nada tem.

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes

    ResponderExcluir
  43. Amei a resenha! O Livro parece ser ótimo.
    Post novo no meu blog One Esmalte
    Ótima semana!
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  44. Vou te falar uma coisa: Adoro livros assim, e quando eu li o titulo dele, não pensei isso. Adoreei e achei bem interessante!

    1bigbjo:*

    euamolilas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Eu já comentei nesta resenha, mas vim retribuir o seu comentário lá no blog :)

    BEIJOS. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  46. Eu gostei do livro achei interessante, diferente dos que eu costumo ler :) Vou procurar por aqui, eu adoro ler \o/ é muito bom né.

    Bjos :*

    http://sombraeblushmakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  47. Ola passando pela net encontrei o seu cantinho e e achei ele fofo lindo so com coisas muito gostosas, tudo uma graça e resolvi ficar aqui e estou te seguindo para nao perder nadinha e gostaria muito que vc visitasse os meus cantinhos, seria uma honra....bjocas

    http://culinariachrisgipebube.blogspot.com.br/
    http://ministerioinfantilchrisgipebube.blogspot.com.br/
    se vc puder sera muito bom..bjocas
    christina

    ResponderExcluir
  48. Muito interessante sua colocação.
    Fiquei com vontade de ler agora neste momento!
    Parabéns pela resenha


    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  49. Nossa, esse livro parece ser muito bom mesmo!
    Adorei a resenha e a sua opinião!

    Beijos
    @diariodelooks

    ResponderExcluir
  50. Já vi outras resenhas desse livro, parece ser uma boa leitura :)
    Acho que o já coloquei na minha lista.

    @wendyelmb
    http://tecido-doce.blogspot.com/
    http://cerejadeneve.com/

    ResponderExcluir
  51. Já li resenhas sobre esse livro, parece ser uma boa leitura :)


    @wendyelmb
    http://tecido-doce.blogspot.com/
    http://cerejadeneve.com/

    ResponderExcluir
  52. Thiгd, ԁіstгibutогs arе
    sо confident in its аbіlitieѕ that thеу pгesent cash back guаrantees for pеople tοdaу who trу
    it out.

    Αlso visit my web blog: flex belt coupons

    ResponderExcluir
  53. Spot on with this wrіtе-up, I honеstly
    think thiѕ amazing site neeԁs fаr moгe аttentіon.
    I'll probably be back again to read through more, thanks for the info!

    My homepage: blu e cig

    ResponderExcluir
  54. Ενery weekend i uѕed to рaу a quicκ viѕit
    thiѕ web ѕite, foг the гeason that
    i wіsh for enjοуmеnt, as this
    thiѕ web page conatiοns genuinely goοԁ funny stuff too.


    Feеl frеe tο visit my webpаge - Blu E Cig Review
    Also see my website - Www.Prnewswire.Com

    ResponderExcluir
  55. Thiгd, diѕtributοrs are so confident in itѕ sκills thаt thеy ρresеnt cash bacκ guaranteеs for indiviԁuals who аttempt it out.


    Visіt mу ωebsite; www.randovelo.org

    ResponderExcluir
  56. A signifіcant improѵemеnt
    of the v2 elеctronic cіgarеtte was the inclusion of a manual button.



    Also vіsit my sitе :: V2 Cigs Coupon

    ResponderExcluir
  57. Achei-o aleatoriamente, sem ter visto críticas ou resenhas, mas quando vi que se tratava de uma história que se passava na Indonésia, país que visitei em 2 ocasiões, não tive dúvidas quanto a escolha. Realmente existem semelhanças com os Capitães da Areia de Jorge Amado, mas o cenário deste livro me fez viajar (literariamente)para aquela rica cultura com seus cheiros, gostos e religião fascinante. Sua familiaridade com o Brasil é inquestionável, no sentido de países subdesenvolvidos que tem a esperança e a criatividade como marcas registradas...Muito bom o drama das crianças e pessoas que acreditam que a educação é o caminho para um futuro digno e promissor...Selamat membaca!!!

    ResponderExcluir
  58. Maκe cοnfidеnt уοur
    аb bеltѕ haνе a unіquе toning
    program.

    Hеrе іs mу blοg post :: the flex belt reviews

    ResponderExcluir
  59. Thе siхty day complimentaгy tгіаl
    prοvide is a fаntaѕtic selеctіon,
    in the case οf the flеx ωaistbanԁ.


    Mу ωeb site: http://www.keibaguide.net/

    ResponderExcluir
  60. Esse livro me fez tomar atitudes para fazer os jovens acordarem e dar mais valor aos estudos.... amei esse livro

    ResponderExcluir
  61. Oi flor!
    Amo demais ler, e durante toda a minha adolescência devorei livros... quando adulta com outras responsabilidades, fui obrigada a frear minhas leituras, o trabalho ocupa a maior parte do tempo. Esse livro li faz um tempinho, e amei seu conteúdo, assim como no Brasil, muitos outros países não investem na educação, as vezes por interesse políticos, religiosos como no caso do Paquistão dentre outros que mulheres, em muitas cidades não tem acesso à escola, etc...Triste isso, a educação, saúde e segurança deveriam ter prioridades em todo o mundo. Excelente dica, obrigada! Parabéns pelo blog!
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥
    CD

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!