6 de agosto de 2012

O céu está em todo lugar - Resenha Crítica

Olá leitores, tudo bem?

Vou confessar que, desde o lançamento deste livro, eu estava louca para lê-lo mas acabava não comprando porque o preço estava bem alto na época. Depois de um tempo, finalmente o encontrei por apenas R$9,90 na Livraria Saraiva online -onde eu compro a maioria dos meus livros pelo fato dos preços saírem bem mais em conta - e, não esperei terminar o livro que estava lendo para começá-lo, então foi meio que "larguei tudo só para lê-lo", coisa que só bookaholics entendem! Espero que gostem e se apaixonem assim como eu me apaixonei perdidamente pela história da nossa querida Lennie.



Título: O céu está em todo lugar
Autora: Jandy Nelson
Páginas: 423
Editora: Novo Conceito

Classificação:
Capa: 4.5
Diagramação: 4
Conteúdo: 4.9

Resenha
"Lennie Walker - obcecada por livros e seu clarinete - vivia feliz à sombra de sua irmã mais velha, Bailey, até que a morte inesperada dela abala tudo aquilo o que era bom em sua vida e acaba mergulhando num mundo de tristeza e solidão.  Na casa onde mora com sua avó e seu tio Big, ainda não conseguiu encaixotar as coisas de Bailey, que estão exatamente no mesmo lugar onde foram deixadas dentro do quarto de paredes laranjas, mais conhecido por refúgio, o único lugar onde consegue se sentir conectada a irmã. 
Ao voltar para a escola, acaba conhecendo um garoto francês recém chegado chamado Joe durante os ensaios da banda. Ele era do tipo que faz as meninas suspirarem com seu sotaque e com o seu talento musical tão aguçado ao ponto de entrar na banda no antes posto de Lennie, tocando magicamente seu clarinete. Ela não se sente mal com isso, afinal, a culpa não é do garoto e, cá entre nós, não dá pra ficar revoltada com um garoto - francês, ui - que vive sorrindo e está sempre de bom humor. Percebendo a solidão de Lennie, Joe tenta se aproximar da garota para servir de companhia e tentar fazer seus dias um pouco melhores do que têm sido e, depois de alguns desentendimento, a amizade finalmente vence e os torna quase que inseparáveis. Porém, o amor entre eles não para de crescer e a amizade acaba virando algo mais sério, transformando-se numa paixão incondicional entre dois jovens em busca da felicidade. 

O problema é que, antes dessa paixão toda florescer, Lennie acaba se envolvendo com o namorado de sua irmã, o Toby, porque, soe bizarro ou não, os dois conseguem se sentir melhores e mais próximos de Bailey quando estão juntos.  É claro que isso tudo é bem escondido, porque seria um tanto que macabro se descobrissem que ela ás vezes se pega aos beijos com o namorado de sua irmã morta. Mesmo sabendo que isso é errado, os dois não conseguem evitar e, agora que Lennie encontra o amor da vida dela, ela precisa arranjar um jeito de lidar com essa situação para enfim viver a sua paixão sem que algo pior aconteça e acabe com tudo o que tem com Joe. 

Em meio a conflitos internos e o sentimento de dor da perca de Bailey que ainda prevalece, a protagonista não para de pensar onde a sua mãe está agora depois de ter largado a sua vida e as suas filhas para trás e ter desaparecido do mapa. A cada página, Lennie se transforma, ri, chora e descobre segredos da vida das pessoas ao seu redor que nunca nem sequer imaginou."

Crítica pessoal
"Lidar com a morte na vida real é algo bem difícil e, acredite ou não, ler algo que fala sobre a morte de alguém acaba mexendo com a gente também! O começo do livro foi bem depressivo, pois Lennie ainda vivia triste em seu mundo. Mas, quase na metade do livro, a narrativa começa a ficar interessantíssima e te prende de uma maneira que não tem como parar de ler, pois agente fica querendo saber o que vem depois, depois e depois, sempre torcendo que coisas boas aconteçam com a protagonista. Eu chorei - muito, mas também ri, suspirei e desejei viver um amor tão intenso assim como Lennie e Joe e, tenho quase certeza que esse foi o ponto que fez o livro ter valido a pena: o amor que aparece do nada, sem prévio aviso, na vida de alguém que teve uma perda recente e como tudo acaba ficando mais bonito depois disso, ou seja, uma história de, além de tudo, superação. Depois de quase duas semanas após ter terminado a leitura do livro, não consigo tirar os personagens da minha cabeça. A história de Lennie ganhou um espaço no meu coração e, acredito que ganhará um dentro de cada leitor de 'O céu está em todo lugar'. Mais do que recomendado a leitura, Jandy Nelson faz jus aos prêmios que ganhou com este romance de estreia."

Ps. Gostaria que comentassem também sobre o que acharam do jeito que escrevi a minha resenha crítica, pois estou querendo deixar o blog um pouco mais profissional. A sua opinião é importante!

Beijos,
Caroline.

31 comentários :

  1. Que história mais cheia de emoções e sensações diferentes... A capa é convidativa e sua resenha mais ainda.
    Acho que sua resenha está perfeita. Na minha opinião, não precisa mudar nada.

    http://senhoritamoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O Céu Está em Todo Lugar também foi um livro que gostei bastante, mas li tão rápido que sinto que perdi um pouco da trama, sabe? Espero poder reler em breve para aproveitar mais! ^^ Adorei sua resenha, também já tentei deixar meu blog mais profissional, mas comigo não rola, rs

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. o livro parace ser bom e voce pagou um preço ótimo! pelo oq li, é um livro de drama com romance. gostei da história, que tem várias "subdivisões", ou seja, nao se trata só dela e do garoto. a trama parece ser bem elaborada. gostei :)
    www.portefeminino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Esse livro está na minha lista de proxímas compras!
    Acho bem legal a premissa dele!
    A resenha ficou legal! me gusta!

    Lucas
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ei, Carol, eu sou até suspeita a falar, pois AMEI esse livro de montão. Adorei a história, os personagens, e a diagramação perfeita que a Novo Conceito se empenhou em fazer! Não tem como criticar esse livro, não mesmo.
    Fico feliz que você tenha gostado também!

    Beijos,
    Inara - http://lerdormircomer.blogspot.com.br/

    p.s.: Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  6. Carol,
    Sua resenha está ótima, tanto que me deu uma enorme vontade de ler.
    Fui rapidamente ao site da saraiva e já finalizei a compra do livro por apenas R$ 9,90.
    Continue sempre fazendo o que você faz de melhor.
    Criticar de uma maneira verdadeira, respeitadora e bem profissional.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da dica de leitura e da resenha crítica.
    Lidar com a morte de um ente querido e próximo deve
    ser algo bem complicado. Ainda bem que ela achou alguém
    para desabafar, um amigo, ai adoro histórias assim!
    Beijão e boa semana pra você, Carol!

    vintageiz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá...gostei bastante da dica e da resenha, realmente emociona muito sentimentos com perdas de mortes de entes queridos e próximos...concerteza é uma história que mexe bastante com o emocional!
    beijinhoos

    ResponderExcluir
  9. Parece ser muito bom, gostaria de ler este livro!

    xoxo

    http://www.deforaparadentro.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Caroline!
    Adorei a critica, vc está escrevendo cada dia melhor! Adoro o jeito como vc escreve, é verdadeiro.
    E com certeza vou querer ler esse livro!
    Bjinhos
    =*

    maniadeficarbonita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Fiquei super interessada no livro, a história me agradou.
    Adorei a resenha, Beijos *-*

    http://itgirlsiempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Carol, eu li um livro recentemente que abordava a temática morte e realmente mexe conosco, mas acho que mexe de uma forma positiva, pois começamos a dar mais valor à vida e as pessoas ao nosso redor.
    Eu já quero ler esse livro, sem dúvida!
    Ah, adorei a forma como escreveu a resenha, ficou bem estruturada e nada cansativa!
    beijo!

    Ver nas Unhas

    ResponderExcluir
  13. Oiiiii

    Tem um selinho pra vc lá no blog =)

    http://poquimdemim.blogspot.com.br/2012/08/recebi-selinho.html

    Espero q goste!BjO!!

    ResponderExcluir
  14. nossa flor só d ver o nome do livro já me deu vontade de ler acredita? e lendo a resenha então...
    Obrigada pela visita no meu blog!!!
    Bjim e volte sempre!!!
    Bel Carvalho
    http://actualprettyandfashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. nice post :) love it ;D

    visit my blog? http://raellarina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Bem legal a sua crítica.

    http://blogclubeteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu já estava querendo muito ler este livro e depois de ler sua resenha minha vontade aumentou. >.< Gostei do jeito que você escreveu sua resenha dá para saber direitinho sua opinião sobre o livro.

    http://relembrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Nossa, por mais que eu não goste muito de livros de romance adorei a sua resenha desse! Se achar pra vender com certeza vou garantir um pra mim!
    Ah, e o modo como fez a resenha ficou ótimo, hiper explicadinho!
    Beijinhos :*

    www.PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Quero muito ler esse livro! E essa resenha só me fez ficar com mais vontade...

    Bjs,
    Yasmin
    http://funhousesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oie Carol tudo bem? Obrigada pela sua visita no meu blog. Adoro receber seus comentários. Sobre a sua resenha eu achei legal. Você destacou seus pontos críticos sem contar a história inteira do livro. O que deixa os leitores curiosos.
    Eu achei bem bacana.
    Um grande beijo ♥

    http://paulinhaeasmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Nossa,você escreve tão bem. Amei!
    Briigada pela visita!
    Bjuku!!

    ResponderExcluir
  22. Me deu vontade de ler...
    http://ericatutty.blogspot.com.br

    beijos

    ResponderExcluir
  23. Minha linda, passando aqui pra agradecer seu carinho pelo Oxente Fashion, sempre comentando nos posts. Muito obg!

    www.oxentefashion.com

    ResponderExcluir
  24. Adorei a sua resenha, agora me deu mais vontade ainda de comprar o livro e ler!
    Acho linda a diagramação deste livro, já vi que as letras são em azul! *-*

    Ameei Carol!

    Beijos!
    Adriana - http://umbestsellerchamardemeu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá, estou morrendo de vontade de ler esse livro, muito pfto *--* aém de chamar a atenção pelo design chama a atenção também pela linda história.
    Ah, já te marquei naquela tag lá, depois quero ver suas respostas, hein? rsrs
    Beijos,
    Amanda
    http://www.expressodenarnia.com/

    ResponderExcluir
  26. ai amigaa, cm e q pode hein!
    qria ter esse dom p/ leitura cm vc =)
    Beijaoo'
    lay
    www.layanasouza.com

    ResponderExcluir
  27. Estou de olho nesse livro a muito tempo,e gostei mais ainda depois da sua resenha ;)

    Temos uma super novidade no blog, passa lá e confira:

    http://www.ideiaoquadrado.com

    Beijos ;*

    @WelenMedeiros

    ResponderExcluir
  28. Você se envolveu emocionalmente com a história e conseguiu passar em sua resenha toda emoçao que ela lhe proporcionou... daí não tem como não ficar com desejo de ler "O céu está em todo lugar". Obrigada pela sua visita, seu blog é fantástico!

    blog-meucapricho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Bom... eu já li, e não gostei muito não! Ela tem uma mãe que a abandona e eu (pelo menos) esperei que ao final do livro a mãe fosse voltar, mas não voltou! No final o tio Big se casou, mas ele nem estava namorando! Ela ( A Lennie- personagem ) menciona muito a história do Morro do Vento Uivantes, eu li, mas e quem não leu? Não indico! O livro é bem mamão com açúcar! Posso indicar um ótimo: Antes que eu vá - Lauren Oliver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não leu com atenção pois o Tio Big estava namorando sim '-'

      Excluir
  30. EU li esse livro em 1 dia e meio :O Ele é visianteeeeeeeeeeee !
    Melhor livro que já li até hoje ♥

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!